Leilão é oportunidade para compras abaixo do valor de custo - Folha de Alphaville
30/11/2018
IMÓVEIS
Leilão é oportunidade para compras abaixo do valor de custo
Investimento é rentável pela variedade de unidades oferecidas e descontos diferenciados presentes nos pregões 
Samara Najjar
Leitura do edital do pregão é fundamental para evitar complicações nas negociações (Romolo Tavani/123rf.com)

Casas, apartamentos e terrenos são apenas alguns dos bens que podem ser arrematados a partir de um leilão. Investir nesse mercado pode ser uma oportunidade para quem deseja adquirir um item e mesmo assim, economizar.

Uma das vantagens em realizar esse tipo de compra é pela variedade de produtos de um único segmento, mas para Gustavo Reis, Leiloeiro Público Oficial da Gustavo Reis Leilões, a melhor vantagem é a segurança. “Os leilões são extremamente democráticos pela extrema liquidez e máxima segurança. Além disso, ainda hoje as pessoas buscam por economia e esse tipo de mercado acaba sendo uma alternativa possível, já que os itens podem receber descontos maiores que o mercado proporciona”, explica.

Esse foi um dos fatores para o contador Flavio Pereira ter comprado seu apartamento em um leilão há mais de 10 anos. Além de confiar no mercado, o preço e condições de pagamento fez com que ele realizasse a compra. “O meu imóvel foi um leilão direto da Caixa Econômica Federal, depois de alguns anos, comprei três carros, televisões e notebooks, dei lances de forma presencial e também já participei online”, conta.

Já existem algumas modalidades de leilões que facilitam o mercado e dão mais segurança para o comprador, entre as opções estão leilões online (realizados em um site), presenciais (feito em um local com horário marcado), e os mistos, que unem os dois formatos.  

Recomendações
Mesmo com as inúmeras possibilidades que o mercado traz para os clientes, o medo de investir em um leilão pode ser um empecilho na hora do investimento. Logo, para não haver transtornos, é preciso tomar alguns cuidados:  

Primeiramente, leia o edital. O item é o documento principal de um leilão, é nele que estão descritos todos os detalhes, como por exemplo, se um imóvel está desocupado, se o item possui dívidas, informações sobre o leiloeiro, como e quem pode participar do ato, especificações sobre os lotes e formas de pagamento.

É importante também ler sobre as modalidades, para saber como acompanhar os lances e como e onde finalizar a compra. Outra possibilidade para quem ainda tem dúvidas sobre os itens que vão a leilão é sempre observar se os lotes estão disponíveis para visitação, com isso, é possível agendar a visita e analisar melhor o estado de conservação do bem.