Automação residencial auxilia no cotidiano - Folha de Alphaville
09/11/2018
IMÓVEIS
Automação residencial auxilia no cotidiano
Uso da ferramenta no lar traz praticidade e segurança aos moradores
Samara Najjar
É possível programar tarefas pelo celular (Foto: Pexels)

Automação residencial é o uso da tecnologia para facilitar e tornar automáticas algumas tarefas habituais que em um domicílio comum ficaria sob responsabilidade de seus moradores. Com sensores de presença, temporizadores, botão do keypad ou do controle remoto é possível acionar cenas ou tarefas pré-programadas, trazendo maior praticidade, segurança e conforto para o proprietário.

A automação em edifícios e empresas é comum, com os sistemas existentes nestes ambientes, como a rede de detectar e combater incêndios, as centrais de alarmes, as câmeras de segurança, as portas giratórias, os sensores de presença, entre outros. O fator interessante é que estes sistemas estão migrando também para as residências, dando origem assim, aos termos Automação Residencial, Casa Automática, Domótica, Residência Inteligente, entre outros.

Os equipamentos devem centralizar os controles e processos tornando tudo mais simples e automático, mas é o desejo do usuário que deve prevalecer.

A automação das residências deve ajudar de forma eficiente nas atividades diárias, que custem um alto tempo de execução ou mesmo proporcionar uma sensação de conforto e segurança. Algumas tarefas serão realizadas sem a necessidade de ordens diretas, como por exemplo, esquecer janelas abertas havendo uma previsão de chuva, o sistema se encarrega de fechar e trancar evitando possíveis furtos e danos à moradia.

Pilares
Na hora de contratar os serviços, os interessados devem verificar se o sistema de automação residencial dispõe dos cinco pilares essenciais em Domótica. Para ser considerada uma solução de smart home completa, ela deve fazer o gerenciamento de todos os sistemas residenciais. Ou seja, ter habilidade para automatizar iluminação, segurança, áudio e vídeo, climatização e motorização de cortinas.

Com estes recursos, a oferta é muito mais significante para o cliente, que pode personalizar totalmente seu projeto e economizar por várias maneiras. Optar por um sistema de automação residencial completo capacita o integrador a construir tanto projetos integrados quanto simples.