Envidraçamento de varandas deve ser feito de acordo com norma técnica - Folha de Alphaville
02/11/2018
IMÓVEIS
Envidraçamento de varandas deve ser feito de acordo com norma técnica
Fechamento dos espaços com vidro deve seguir as diretrizes do condomínio e da ABNT
Samara Najjar
nvidraçamento aumenta a área interna do imóvel e reforça a barreira contra intempéries (Alexandre Zveiger/123rf.com)

A metragem das varandas tem se tornado maior em edifícios novos, se comparada ao tamanho dos outros ambientes do apartamento. Devido a isso, o envidraçamento tem acompanhado a demanda e crescido nos últimos anos, uma vez que possibilita aumentar a área interna do imóvel. Porém, é preciso atenta-se as normas para a instalação dos itens.

De acordo com o arquiteto Pietro Terlizzi, do escritório de arquitetura que leva seu nome, além da possibilidade de ampliar a área social, o fechamento da sacada reforça a barreira contra intempéries e também o isolamento acústico do apartamento. “Quando fechadas, as lâminas de vidro protegem as sacadas de vento e chuva e diminuem o ruído da rua”, explica Pietro.

Antes de contratar uma empresa para envidraçar a varanda, é preciso conhecer as regras definidas pelo condomínio e a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) específica para os sistemas de fechamento.

O fechamento com vidro deve seguir as diretrizes estabelecidas pelo condomínio, que são aprovadas em assembleia pelos moradores. As regras podem definir, por exemplo, desde o tipo de sistema de envidraçamento e de rede de segurança até o modelo e a cor da cortina, com o intuito de manter um padrão na fachada do edifício.

O sistema, por sua vez, deve respeitar a NBR 16259, publicada em 2014 pela ABNT. Ela estabelece critérios técnicos e de segurança para avaliar o sistema como um todo, independente do tipo de abertura – que pode ser deslizante, pivotante ou misto. O conjunto precisa ser aprovado nos testes de resistência à corrosão, esforços repetitivos, pressão do vento e impactos.

Além disso, antes do início da obra a empresa responsável pelo fornecimento do sistema deve emitir o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) ou Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Tipos de vidro
Para contratar o serviço de fechamento de varanda, também é importante conhecer os tipos de instalação e de vidro. O fechamento do piso ao teto é o mais usado no Brasil. A versão é instalada sobre a mureta existente do apartamento ou para dentro do guarda-corpo e não exige o laudo de integridade e resistência deste último.

O sistema de envidraçamento sobre o guarda-corpo também é um dos mais adotados. Composto por perfis e painéis de vidro, ele é fixado no guarda-corpo e na viga. Porém, essa alternativa depende de um laudo do próprio guarda-corpo.

Em relação ao vidro, o laminado é o tipo mais indicado por empresas de envidraçamento. Ele é feito de duas chapas unidas por um elemento entre elas (polímero, EVA ou resina), evitando que os cacos se desgrudem em caso de rompimento.