Startup transforma experiência de transações imobiliárias - Folha de Alphaville
13/07/2018
IMÓVEIS
Startup transforma experiência de transações imobiliárias
EmCasa usa tecnologia 3D e inteligência de dados para acelerar processo
Gláucia Arboleya
Com a tecnologia da startup, o cliente pode visitar locais de forma virtual (Goodluz/123rf.com)

Para desburocratizar a compra de imóveis no Brasil que atualmente demora, em média, 1 ano e 4 meses, e transformar a experiência das transações imobiliárias, o mercado vem ganhando cada vez mais startups.

Lançada em novembro de 2017, a EmCasa tem como objetivo transformar e simplificar a maneira que o brasileiro adquire ou vende seu empreendimento, por meio de uma forma mais ágil, transparente, segura e barata.

Com a tecnologia da startup, o comprador visita mais imóveis sem sair de casa e o tempo para um negócio ser fechado é de menos de três meses. Em apenas alguns cliques, o cliente pode conhecer os locais por meio de um tour virtual em 3D e Realidade Virtual, além de acesso a planta baixa, agendamento pela internet e informações como preço, localização, número de quartos, área construída, entre outros. A empresa cobra 3% de comissão, metade do custo praticado pelo mercado.

O CEO da EmCasa, Gustavo Vaz, conta que “minha mãe foi corretora por 14 anos e eu acompanhei de perto o mercado imobiliário. É um setor que não se atualizou, onde as empresas, os produtos e os problemas são os mesmos há mais de 50 anos. É um serviço que gera insatisfação para os três lados: compradores, proprietários e corretores”.

“Nós reduzimos os nossos custos e repassamos essas economias para o cliente, através de uma comissão reduzida. Nossos corretores usam tecnologia de ponta para prestar um serviço eficiente e de melhor qualidade. Compradores, vendedores e corretores saem satisfeitos nesse processo. É o que chamamos de ganha-ganha-ganha”, afirma Vaz.

A empresa
A EmCasa foi fundada por Gustavo Vaz, Lucas Cardozo e Gustavo Saiani no Rio de Janeiro. Foi uma das 15 startups selecionadas pelo programa de aceleração de Harvard, que auxiliaram com tecnologia, mentoria e capital para o desenvolvimento da plataforma. “É muito importante ter uma das mais conceituadas universid universidades do mundo como parceiros. Eles acreditam muito no nosso modelo inovador de Imobiliária Digital e no nosso objetivo, que é transformar o mercado imobiliário", falou Vaz.