Volvo Cars apresenta o híbrido XC60 T8 - Folha de Alphaville
05/10/2018
FOLHA DO CARRO
Volvo Cars apresenta o híbrido XC60 T8
SUV é o único entre seus concorrentes a oferecer direção semiautônoma
SUV alia o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros com um motor elétrico de 87 hp (Foto: Divulgação Volvo)

Para completar a linha 2019 do utilitário esportivo XC60, a Volvo Cars destinou para a versão esportiva R-Design seu powertrain mais poderoso. Assim, a fabricante sueca, que abriu recentemente a pré-venda do XC60 T8 no Brasil, apresenta seu segundo modelo híbrido, equipado com motor de 407 hp.

Se a potência surpreende para um veículo dessa categoria, o torque não fica atrás: são 640 N.m, entre 2.200 rpm e 5.400 rpm. Para chegar a esse resultado, o SUV alia o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros de 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, que apresenta torque instantâneo nas rodas traseiras. Ele é alimentado por uma bateria de íons de lítio com capacidade de 10,4 Kwh.

Os números desse propulsor geram um desempenho arrebatador e digno de carro esportivo, afinal, mesmo com 2.174 kg, o SUV vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos. Trata-se do modelo mais rápido e potente de sua categoria.

O controle dinâmico do modelo é ajudado pelo posicionamento inteligente da bateria. Instalada na área central, ao longo do túnel do chassi, ela não compromete o espaço interno para os passageiros e para a bagagem, além de oferecer melhor distribuição de peso.

Compatível no modo plug-in, o novo veículo híbrido se junta ao XC90 T8, lançado em 2017 no país, para aumentar a gama eletrificada da marca e oferecer ao consumidor uma combinação inigualável em um modelo premium: potência, luxo, tecnologia, segurança, baixo consumo e reduzido nível de emissão.

Dirigibilidade refinada

O XC60 T8 conta com três novos modos de condução, que se adequam praticamente a qualquer condição: Pure: condução econômica para uso urbano, Hybrid, uso cotidiano e Power, com condução esportivaA transmissão automática Geartronic de oito velocidades utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica e com nova função. A posição B auxilia na frenagem do freio-motor elétrico para recuperar e transmitir energia de volta para o carro, seja para recarregar a bateria ou para uso imediato. Nela, é também possível fazer a redução de marchas manualmente, ajudando na frenagem do veículo.

A tecnologia do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas incorpora novas funções, como indicação do modo de condução, nível de regeneração de energia, quantidade de carga da bateria e horário em que ela estará 100% carregada. A tela central de 9 polegadas e sensível ao toque também agrega novas informações, possibilitando ao condutor observar em gráficos o funcionamento do sistema híbrido quanto à utilização dos motores elétrico e a combustão, seus consumos e também a regeneração de energia entre esses componentes. Duas novas funções estão disponíveis na tela central:

O XC60 T8 R-Design está sendo vendido por R$ 299.950 durante o período de pré-venda. A linha 2019 do utilitário esportivo mais vendido da história da Volvo oferece ainda outras duas opções de motores: T5 (254 hp a gasolina) e D5 (235 hp a diesel)