Documentário mostra panorama do futebol no Brasil    - Folha de Alphaville
05/07/2018
ESPORTES
Documentário mostra panorama do futebol no Brasil   
Espectador acompanha depoimentos de grandes nomes do esporte e especialistas das mais diversas áreas 
Joel Moraes, ex-atleta da seleção brasileira de natação e coordenador geral do Instituto Neymar é um dos entrevistados do documentário (Foto: Divulgação)

O futebol é a grande paixão nacional. “Das coisas menos importantes, a mais importante”, já dizia Nelson Rodrigues. E foi pensando nisso que o empresário Juliano Fontes patrocinou o documentário “Futebol: o maior negócio do mundo", que já está disponível gratuitamente na internet. Por meio de 23 entrevistas exclusivas, o filme traz depoimentos de diversos profissionais e especialistas de dentro e fora do campo, fazendo um panorama do esporte e da sua evolução.

Ao longo do documentário, o espectador acompanha depoimentos de grandes nomes do esporte e especialistas das mais diversas áreas ligadas a ele. Além dos ex-jogadores Ademir da Guia, Valdir Espinosa, Juliano Beletti e Joel Moraes, coordenador geral do Instituto Neymar, o filme conta com a presença de grandes jornalistas esportivos, como Cláudio Carsughi, Renata Mendonça, Paulo Vinícius Coelho (PVC) e Mauro Beting, que passam suas profundas experiências com o futebol.

O documentário se destaca por se aprofundar no debate sobre o futebol como negócio por meio de entrevistas com grandes juristas e advogados. Nomes como Ives Gandra da Silva Martins, Luís Felipe Maia e José Jakutis Filho dividem espaço com profissionais do trading esportivo do Brasil e da Inglaterra, incluindo especialistas da Betfair, a maior bolsa esportiva do mundo. O material é gratuito e pode ser acesso no site O maior negócio do mundo.