Protagonista, TV não sai de moda e precisa de um espaço de destaque - Folha de Alphaville
14/12/2018
ESPECIAIS
Protagonista, TV não sai de moda e precisa de um espaço de destaque
Anote as dicas que a profissional separou para utilizar o aparelho sem prejudicar o visual
Samara Najjar

Nada como chegar em casa, ligar a TV e relaxar assistindo sua programação favorita. Os hábitos modernos estão em constante transformação, mas o eletroeletrônico permanece como destaque no cotidiano urbano. Para quem ainda tem a telinha como queridinha na casa, a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores, ensina como é possível inseri-la valorizando a estética e a funcionalidade do ambiente.

E não é apenas a sala de TV que tem espaço para o aparelho, pois ele é bem-vindo em qualquer ambiente da casa. “O importante é dimensionar o tamanho para que não fique desproporcional ao espaço. Às vezes queremos uma TV gigante, pois sonhamos com um cinema em casa, porém a depender do layout, a instalação pode resultar em desconforto para assistir”, explica a profissional.

Antes de escolher o modelo ou polegada, é preciso verificar onde a TV será colocada. É recomendado que não esteja na frente de janelas, para que o reflexo não atrapalhe ao assistir o eletroeletrônico. “Se não tiver outro layout possível, uma solução é utilizar cortinas Blackout, que bloqueiam a entrada da iluminação natural”, explica Cristiane.

Outra dica importante ressaltada pela profissional está relacionada com a parte elétrica. “Para quem ainda está no período de reforma ou construção, é importante incluir dutos para embutir os fios na parede. Quem já finalizou o projeto e não quer enfrentar uma pequena reforma, o mais indicado é utilizar canaletas para esconder a fiação.” Inspire-se em outras soluções inteligentes para instalar o televisor pela casa toda.

Sala de estar e jantar dividem a mesma televisão, fixada por um suporte giratório (Raul Fonseca)

Cobogó como painel 
O cobogó (Manufatti) é o elemento principal desse ambiente e foi escolhido pela arquiteta com o objetivo de retratar a memória afetiva dos clientes. A instalação foi viabilizada por meio do painel de madeira que permitiu a colocação da televisão na parede vazada. Além da segurança, a solução escondeu a fiação e as costas do aparelho.

Suporte giratório 
No ambiente integrado projetado por Cristiane Schiavoni, sala de estar e jantar dividem a mesma televisão, fixada por um suporte giratório de fácil manuseio. Como a parede é revestida de espelho, é possível assistir na sala de estar mesmo quando a TV está virada para a área de jantar.

Destaque na varanda
A varanda era muito utilizada pelos moradores para reunir os amigos em volta da churrasqueira. A saída para incluir a TV no ambiente foi utilizar um painel amadeirado para instalar o eletrônico. Veja que a prateleira com o aparelho da TV a cabo ficou no alto e, dessa maneira, não comprometeu a circulação.

Esconde-esconde 
Nesta suíte a profissional aproveitou a porta de vidro do armário para instalar a televisão. Com a saída não foi preciso desperdiçar espaço útil do quarto para instalar o eletrônico. Quando a TV está desligada, torna-se quase imperceptível.

Cozinha também é lugar de TV! 
A cozinha projetada pela arquiteta Cristiane Schiavoni também abriga a copa, e é muito utilizada no dia a dia para preparo de todas as refeições. A TV, posicionada ao fundo do ambiente, foi colocada de maneira centralizada, permitindo assistir de qualquer canto da cozinha.