6 apps para ajudar os jovens na organização financeira - Folha de Alphaville
06/02/2019
ECONOMIA
6 apps para ajudar os jovens na organização financeira
É importante iniciar o jovem em questões financeiras para que ele saiba se virar sozinho na vida adulta
Confira 6 apps que podem ajudar no controle das finanças. (Foto: Divulgação)

A organização financeira é um hábito que pode ser cultivado desde cedo. Controlar as economias para cobrir despesas e conquistar seus objetivos, como comprar um imóvel ou um carro, é um ensinamento muito importante para os jovens que estão entrando na vida adulta.

Como nem todo mundo tem essa facilidade, uma boa alternativa é utilizar ferramentas que tornem essa tarefa mais fácil. Assim, é possível organizar-se melhor e controlar as finanças.

Confira a seguir 6 boas opções para ajudá-lo nessa missão!


1. Sicoob Minhas Finanças

É destinado a qualquer pessoa que queira fazer a gestão de suas finanças pessoais, independentemente de ser cooperado do Sicoob. Contudo, o associado tem funcionalidades exclusivas que permitem a centralização de todas as receitas e despesas no aplicativo.

Além da gestão em tempo real dos gastos com cartão de crédito, é possível criar metas para o orçamento mensal, simular financiamentos e investimentos. Você pode baixá-lo gratuitamente na Google Store e na Apple Store.

Gostou de conhecer algumas opções de apps para ajudar na sua organização financeira? Então que tal compartilhar este post nas redes sociais e informar seus amigos sobre o assunto!


2. Quickbooks Zero Paper

Funciona como um gerenciador financeiro, monitorando dados como receitas, despesas, lucro, fluxo de caixa etc. Possibilita também criar e enviar notas fiscais, recibos e relatórios financeiros.

Além disso, o Zero Paper envia alertas por SMS para não deixar você esquecer das datas importantes de contas a pagar e receber. Ou seja, é como um assessor financeiro para o seu negócio. É muito útil especialmente para autônomos e microempresas.

Está disponível em uma versão gratuita (para web, iOS e Android). Contudo todas as funcionalidades são liberadas na versão Plus, que custa em torno de R$ 18 por mês.


3. Bill Reminder

Se você está cansado de pagar juros e multas por conta de atrasos, o Bill Reminder é o app perfeito para você. Com ele, o usuário consegue fazer uma programação completa de todas as suas despesas fixas e adicionar faturas e contas em aberto.

O app envia alertas periódicos para que você não se esqueça dos seus compromissos financeiros e pague tudo em dia. O aplicativo funciona em inglês e está disponível para Windows Phone e Android gratuitamente.


4. Guiabolso

É utilizado por milhões de pessoas e serve para ajudar a organizar as finanças de pessoas físicas e jurídicas. Ele é capaz de criar gráficos e sistematizar todas as informações de modo fácil e gratuito. Pode ser usado pela web ou em sistemas Android e iOS.

Uma de suas grandes vantagens é oferecer a possibilidade de sincronizar contas bancárias de instituições como Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O usuário também pode integrar suas contas com operadoras de crédito, como Nubank e American Express, controlando tudo dentro de um aplicativo só.

Há ainda a mais nova ferramenta do Guiabolso, este é um comparador de taxas de empréstimo para facilitar que você contrate um empréstimo pessoal pelo próprio app.


5. Organizze

O Organizze, como o próprio nome indica, é uma alternativa para quem deseja melhorar sua organização financeira. Todas as entradas e saídas de dinheiro no dia a dia podem ser categorizadas e controladas por um sistema prático. Além de ser de fácil manuseamento.

A ideia é que o usuário não perca tanto tempo e consiga de fato economizar para realizar seus sonhos. A versão gratuita é mais básica, mas por apenas R$ 8 mensais você pode adquirir o plano com outras funcionalidades. Disponível para web, Android e iOS.


6. Mobills

O Mobills é um aplicativo que permite que o usuário organize todas as suas despesas e receitas de forma prática. Ele monta gráficos de acordo com o tipo das despesas, alerta sobre valores ainda pendentes e oferece visualizações do saldo no fim do mês.

Ele oferece ainda uma rede social própria — a Mobills Social —, que dá a oportunidade de interagir com os outros usuários para trocar dicas e experiências sobre educação financeira.

Também está disponível para as plataformas web, Android, iOS e Windows Phone, basta escolher o melhor tipo de plano para você (que pode ser gratuito ou pago).