Prefeitura de Santana de Parnaíba lançará sistema para busca de vagas - Folha de Alphaville
18/01/2019
ECONOMIA
Prefeitura de Santana de Parnaíba lançará sistema para busca de vagas
Empresas e candidatos poderão se cadastrar pelo site. Todo o processo será feito de forma online
Gláucia Arboleya
Secretário Mauro Brunetto está à frente dos projetos de empregos (Michela Brígida/Folha de Alphaville)

Até fevereiro, a Prefeitura de Santana de Parnaíba lançará um sistema para busca online de vagas. A informação foi passada com exclusividade à Folha de Alphaville pelo secretário municipal de Emprego, Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Brunetto. “Servirá para empresas e candidatos. O currículo poderá ser enviado pelo software, os técnicos avaliam, entram em contato e todo o processo será feito de forma online. É um banco unificado com o da prefeitura, então os moradores só precisarão digitar o nome que os dados aparecerão automaticamente”, contou.

Atualmente, há cerca de 700 vagas disponíveis em todos os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) da cidade. O local serve como facilitador entre empreendedores e o candidato, que quer conseguir uma colocação no mercado. As vagas são enviadas pelas empresas aos Postos, onde os candidatos se inscrevem no processo seletivo.

PAT Alphaville
Com o objetivo de empregar pessoas da região em Alphaville, o PAT do bairro (Rua Netuno, 49 - Centro de Apoio 1) funciona de forma diferenciada. “As empresas de Alphaville procuram um nível mais elevado de currículo e percebemos que por conta da crise do país, há muitos moradores que estão desempregados. A ideia é selecionar candidatos com cursos universitários e especializações para atender essa demanda”, explicou Brunetto.
O munícipe vai até o local, no Banco de Talentos Universitários (B.T.U) e apresenta o currículo com sua qualificação profissional ao servidor. O documento é cadastrado e encaminhado às vagas existentes e previamente captadas pela equipe técnica, junto às empresas do município e região.

Funcionamento
“Dentro dos PATs temos uma central de captação de vagas. Os técnicos ligam todos os dias para um elenco buscando profissionais para as empresas que se cadastram. Vão fazendo a captação. Nós estamos iniciando inclusive a divulgação das oportunidades nas portarias de condomínios da região”, explicou o secretário.

Os Postos de Trabalho também oferecem serviços para seguro desemprego, carteira de trabalho, orientações, entre outros. O município possui cinco unidades, incluindo a de Alphaville. Em consulta realizada pela reportagem, na quinta-feira (17), haviam 706 vagas abertas, a maioria para corretor de imóveis (300). As informações podem ser consultadas pelo site www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/emprego/index.html.

Estudo
De acordo com um estudo realizado pelo CAGED (Centro Geral de Empregados e Desempregados), em 2018 Santana de Parnaíba foi a terceira cidade do Estado em recolocação no mercado de trabalho e a primeira na Região Metropolitana de São Paulo. Os dados mostram que os números relativos a geração de empregos, de janeiro a dezembro, tiveram um saldo positivo com 1.798 contratações e 11.151 vagas captadas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) que também realiza a seleção dos candidatos e faz encaminhamento para as vagas disponíveis.