Taxa de desemprego na Grande SP se mantém estável - Folha de Alphaville
01/11/2018
ECONOMIA
Taxa de desemprego na Grande SP se mantém estável
O percentual de assalariados com carteira de trabalho ficou em 0,9%
Gláucia Arboleya
(Agência Brasil)

A taxa de desemprego total na Região Metropolitana de São Paulo manteve-se relativamente estável, ao passar de 17,4%, em agosto, para 17,3%, no mês de setembro.

O contingente de desempregados foi estimado em 1.910 mil pessoas, 13 mil a menos do que no mês anterior. O nível de ocupação permaneceu praticamente igual (geração de 1 mil postos de trabalho), assim como a População Economicamente Ativa – PEA (12 mil pessoas saíram da força de trabalho da região).

O índice de ocupados praticamente não variou, sendo estimado em 9.132 mil pessoas. Segundo posição na ocupação, variou negativamente o número de assalariados (-0,3%), em decorrência da retração do emprego no setor público (-8,2%), parcialmente compensado pelo aumento no setor privado (0,5%).

A quantidade de assalariados com carteira de trabalho assinada ficou em 0,9%. Elevou-se o percentual de autônomos (2,3%) e de empregados domésticos (1,5%) e reduziu-se o dos ocupados nas demais posições (-4,6%).

Entre julho e agosto deste ano, aumentou o rendimento médio real dos ocupados (0,8%) e não variou o dos assalariados, passando a equivaler entre R$ 2.061 e R$ 2.084, respectivamente.