Livraria Saraiva anuncia fechamento de 20 lojas, corte atinge Alphaville - Folha de Alphaville
01/11/2018
ECONOMIA
Livraria Saraiva anuncia fechamento de 20 lojas, corte atinge Alphaville
A empresa comunicou ainda, na segunda-feira (29/10), uma mudança no mix de produtos de suas unidades
Gláucia Arboleya
Unidade do shopping deve ser mantida, segundo informações dos funcionários (Michela Brígida/Folha de Alphaville)

A Saraiva, empresa com 104 anos e uma das maiores redes varejistas de educação, cultura e entretenimento do país, anunciou na segunda-feira (29/10) o fechamento de 20 lojas. De acordo com apuração realizada pela reportagem uma destas unidades foi a do shopping Iguatemi Alphaville. Na região, a empresa possui uma loja no Shopping Tamboré, que segundo informações dos funcionários, será mantida.

Por meio de comunicado, a companhia informou que a medida foi necessária diante dos desafios econômicos e operacionais do mercado, além de indicadores que retratam uma mudança na dinâmica do varejo. A empresa fala ainda de uma mudança no mix de produtos de suas lojas físicas.

A área de tecnologia, onde estão os produtos de telefonia e informática, passarão a ser vendidos no modelo de negócio de marketplace próprio, que atualmente já opera integrado ao seu e-commerce. “A empresa continua a investir em seu futuro e reforçará sua estratégia voltada para o digital, com uma operação, cada vez mais, omnichannel para atender seus clientes em todas as plataformas, e passa a contar com 84 lojas físicas e e-commerce.
Este último, com crescimento significativo nos últimos anos, alcançando 38,4% do total de vendas da companhia no segundo trimestre de 2018”, informou.

O mercado
De acordo com a última pesquisa feita pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) e a GFK, uma das empresas líderes em Inteligência de Mercado no mundo, com base em setembro, o varejo do livro continua com o desempenho positivo apresentando crescimento em valor comparado com o ano anterior (+4,2).

O percentual de descontos no mês foi maior do que no mesmo período de 2017 (4 pontos). O canal especializado (livraria) mostra uma alta de 3,6 % em faturamento no ano, enquanto os demais canais cresceram 10,8%.

De 2012 para hoje, o número de livrarias caiu de 3.481 para cerca de 2.500; uma redução de 981 unidades. A quantidade corresponde a uma redução de 28,18%.