Carboidrato engorda? - Folha de Alphaville
11/01/2019
COLUNISTAS
Carboidrato engorda?
Considerado por muitos o vilão no processo de emagrecimento, os carboidratos vêm sendo excluídos e abominados nos últimos anos  
Colunista da Folha de Alphaville

Explicarei de forma breve a diferença dos carboidratos e como eles podem influenciar na perda de peso.

Sem dúvida os carboidratos simples, de alta carga glicêmica, devem ser excluídos para que o emagrecimento ocorra de forma eficiente. Entre eles, os pães, massas, farinhas refinadas em geral, doces, açúcares, refrigerantes. O problema é que ao consumir esse grupo de alimentos, estes são facilmente digeridos e absorvidos, elevando rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Esse excesso é facilmente acumulado como gordura, principalmente abdominal, aumentando a inflamação, os triglicerídeos e a chance de desenvolver diabetes.

Por outro lado, existem os carboidratos saudáveis que dão energia e não aumentam de forma brusca os níveis de açúcar no sangue. Raízes como batata doce e mandioquinha, cereais integrais como aveia, quinoa e arroz integral, e algumas frutas, são alternativas mais interessantes que aumentam a saciedade e podem fazer parte da alimentação de quem busca emagrecer. Uma dica valiosa é sempre combinar estes carboidratos com fibras (verduras e legumes variados), proteínas (frango, peixe, carne, ovos, tofú) ou gorduras boas (castanhas, sementes, azeite de oliva extra virgem). Esta combinação retarda ainda mais sua absorção, diminui os picos de açúcar no sangue, garantem saciedade e contribuem para o emagrecimento saudável.

Vale ressaltar que em alguns casos mesmo os carboidratos saudáveis devem ser controlados ou excluídos, como nos indivíduos com diabetes descompensado, mulheres com síndrome dos ovários policísticos, indivíduos com acúmulo excessivo de gordura abdominal, entre outras doenças.

Os carboidratos saudáveis não são os grandes vilões e os responsáveis pelo aumento de peso e sim a má alimentação como um todo, repleta de industrializados, poucos alimentos frescos e naturais e muito sedentarismo. Pense nisso!!!

 

 

 

 

 

 




 

 

 

 

 

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