Vias da região do Tamboré recebem iluminação de LED - Folha de Alphaville
12/04/2019
CIDADE
Vias da região do Tamboré recebem iluminação de LED
Samara Najjar
Residencial 10 começou a receber nova iluminação nesta semana (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

A Prefeitura de Santana de Parnaíba iniciou, na segunda-feira (8), a instalação de luminárias de LED no bairro do Tamboré. Ao todo, serão substituídas mais de 330 lâmpadas nesta região.

Nas vias do Tamboré 10 (Alameda Terras Altas) estão sendo instaladas 130 lâmpadas, enquanto na região do residencial Tamboré 11 (Av. Honório Álvares Penteado), serão inseridas 212. A partir do dia 2 de maio, o residencial Campos do Conde (Alameda América) será contemplado com 90 novas lâmpadas.

De acordo com a administração municipal, o objetivo da ação, que faz parte do Plano de Metas da cidade, é proporcionar mais segurança aos moradores, uma vez que o sistema oferece maior luminosidade, principalmente para os motoristas e pedestre.

A expectativa da gestão é também reduzir os gastos, pois o LED pode gerar ainda uma economia de até 50% nas despesas com iluminação pública.
Conforme informou o prefeito Elvis Cezar anteriormente, as lâmpadas de LED têm o dobro da vida útil da lâmpada comum, sendo assim, a Prefeitura também economiza com a manutenção técnica. “Também se diminui os acidentes de trânsito e os crimes, por conta da iluminação eficiente”, disse.
Além do Tamboré, outros bairros já foram beneficiados com as substituições das luminárias, como por exemplo, Alphaville, o Centro Histório, Parque Santana, entre outras localidades. Ao todo, já foram instalados mais de 16 mil pontos de iluminação em todo o município.

Ainda segundo a gestão, para que Santana de Parnaíba tenha 100% de iluminação LED, é preciso ainda a instalação de mais 7.300 pontos de luminárias. A previsão é de que até o final deste ano, toda a cidade seja contemplada com a tecnologia.

Manutenção
Moradores que verificarem problemas na iluminação pública ou alguma irregularidade podem solicitar o reparo à Prefeitura, por meio de uma central exclusiva para esta finalidade. O número é 0800-115008, do Programa Ilumina Parnaíba.