Prazo de validade de habilitações deve ser ampliado - Folha de Alphaville
08/03/2019
CIDADE
Prazo de validade de habilitações deve ser ampliado
Samara Najjar
Moradores devem se dirigir ao Detran para fazer renovação (Foto: Michela Brígida/ Folha de Alphaville)

O prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), poderá ser ampliado de cinco para dez anos. A informação foi dada pelo presidente Jair Bolsonaro, por meio das redes sociais, no mês passado. Caso a medida entre em vigor nos próximos meses, mais de 37 mil motoristas das cidades de Barueri e Santana de Parnaíba, cuja data de vencimento da habilitação está prevista para este ano, não precisarão fazer a renovação.
Segundo o presidente, o ministro de Infraestrutura Tarcísio Freitas irá anunciar a mudança, assim como declarará o fim da obrigatoriedade de aulas com simuladores. As decisões prometem uma “desburocratização e economia” para o trânsito.

Atualmente, a validade da CNH coincide com a do exame médico. Para condutores com menos de 65 anos, o exame médico vale por cinco anos. Acima desta idade, o limite passa a ser de três anos. Há casos ainda, com períodos mais curtos, mas que são determinados pelo médico. É possível solicitar a renovação da CNH desde 30 dias antes do vencimento do documento. Se não fizer a renovação, depois do vencimento, o motorista só poderá dirigir por 30 dias.

Procedimento
Para fazer a renovação da CNH, é preciso fazer o agendamento junto ao Detran-SP no site www.detran.sp.gov.br e comparecer na data marcada à unidade de atendimento escolhida. Somente no ano passado, 14.289 moradores de Barueri fizeram o procedimento, enquanto que em Santana de Parnaíba foram 7.342.