Parceria com a Google otimizará aprendizado dos alunos de Barueri - Folha de Alphaville
07/12/2018
CIDADE
Parceria com a Google otimizará aprendizado dos alunos de Barueri
A partir do próximo ano letivo, ferramentas tecnológicas da empresa serão utilizadas na rede municipal de ensino
Samara Najjar
Docentes passaram por treinamento nesta semana no Centro de Aperfeiçoamento dos Professores (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Barueri e a Google promete aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino. A partir do próximo ano letivo, o município será o primeiro no País a implantar em todas as escolas da cidade a “Google for Education”, plataforma digital que implica no uso assíduo da tecnologia durante as diversas etapas da educação.

A plataforma beneficiará 46.222 mil alunos, desde os cinco aos 17 anos, e 2.300 professores, que farão uso dos chromebooks. Além dos computadores, foram adquiridos também 11.900 óculos de realidade virtual, 361 carrinhos para transportar os novos computadores, telas e projetores para todas as salas de aula e 110 terminais para videoconferência.

Já utilizada em algumas escolas particulares do Estado, a iniciativa contempla duas ferramentas: o “G Suite Education”, que consiste em um conjunto de aplicativos gratuitos, projetado especialmente às instituições, como Classroom (sala de aula virtual, onde são compartilhados tarefas e trabalhos), Drive, Gmail e Calender; e o uso dos Chromebooks, dispositivos educacionais desenvolvidos para o uso em sala de aula. “São mais rápidos, mais seguros, mais baratos, compartilháveis e a bateria dura pelo menos 10 horas. Os Chromebooks são o laptop número um nos Estados Unidos”, conta Alexandre Campos, Head de Google for Education Brasil.

Atendendo as novas demandas educacionais, a utilização da plataforma tem como objetivo simplificar a vida do educador e resgatar o encantamento e inovação dentro e fora da sala ao propor um ambiente de aprendizado dinâmico e móvel. “Acreditamos que a educação brasileira precisa se adaptar às demandas atuais. A nova geração de alunos de hoje tem menos paciência para assistir as aulas de forma passiva, copiando o conteúdo da lousa por três horas seguidas, por exemplo”, acrescenta Alexandre.

Acesso a internet
Para a implantação da Google for Education, a administração municipal garantiu acesso à internet em todas as unidades de ensino da cidade. Além disso, docentes da rede passaram nesta semana por um treinamento com responsáveis pela plataforma no Centro de Aperfeiçoamento dos Professores –CAP, onde foram apresentadas as ferramentas e técnicas para otimizar o ensino com o uso dos aplicativos.