Barueri e Santana de Parnaíba impulsionam admissões na região metropolitana  - Folha de Alphaville
30/11/2018
CIDADE
Barueri e Santana de Parnaíba impulsionam admissões na região metropolitana 
Para estimular o mercado de trabalho, prefeituras têm investido em cursos de capacitação profissional
Graziela Costa
Em Barueri, PAT ajuda na contratação de moradores pelas empresas (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

A região metropolitana de São Paulo liderou a criação de postos informais de trabalho ao longo dos últimos 12 meses. Foram abertas 46.096 vagas, de acordo com o estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Somente neste ano, em Barueri e Santana de Parnaíba foram abertos 14.158 postos.

Para estimular o mercado de trabalho, as Prefeituras têm investido em cursos de capacitação profissional, que em Parnaíba são oferecidos pela Secretaria Municipal de Emprego– Semedes e em Barueri acontecem por meio do Programa Meu Futuro, por exemplo. Além disso, os municípios também oferecem serviços do PAT- Posto de Atendimento ao Trabalhador, que selecionam currículos de acordo com o perfil exigido pela empresa, proporcionam salas para entrevistas para que as empresas procedam ao processo de seleção, e etc.

De acordo com a Prefeitura de Barueri, são feitas também ações de prospecção e captação de novas empresas à cidade. “São oferecidos vários atrativos, como nossa infraestrutura, IPTU mais barato da região e desburocratização de abertura de empresas” disse o órgão.

O Investe Parnaíba e o Via Rápida Empresa, são os grandes responsáveis pela entrada de empresas em Santana de Parnaíba, afirma a prefeitura. “Conforme o CAGED, somos o 3º maior recolocador no mercado de trabalho dentro do Estado de São Paulo”, disse a administração.