Filho de fundador de Alphaville promove exposição sobre os Bombeiros - Folha de Alphaville
01/11/2018
CIDADE
Filho de fundador de Alphaville promove exposição sobre os Bombeiros
Alberto Takaoka acompanhou o trabalho dos profissionais durante 10 anos
Samara Najjar
Exposição do fotógrafo tem série de 46 imagens (Foto: Divulgação)

Após acompanhar durante 10 anos os trabalhos dos brigadistas do Corpo de Bombeiros, o filho de Yojiro Takaoka, um dos fundadores de Alphaville, Alberto Takaoka traz para região a sua exposição “Heróis do Fogo”, que presta uma homenagem ao trabalho desses profissionais. A mostra, gratuita, conta com uma série de 46 imagens, que estão expostas até domingo (4/11) no Shopping Iguatemi Alphaville (Alameda Rio Negro, 111 - Alphaville Industrial).

Autodidata, Alberto conta que começou a se interessar por fotografia desde a adolescência, porém nunca teve uma formação na área. “Nunca frequentei nenhum curso de Fotografia, tudo que sei foi aprendido sozinho”, conta.

A relação do engenheiro civil com o Corpo de Bombeiros surgiu em 2007, quando ele foi fazer a cobertura do acidente aéreo da TAM. “Neste momento tão trágico eu comecei a observar com profundidade o intenso e lindo trabalho que os bombeiros realizam e veio o desejo de homenageá-los através da Fotografia”, explica.

Até o ano passado, Alberto esteve na cobertura de acidentes de automóveis, salvamentos de pessoas, soterradas e desabamentos de edificações. Os incêndios do Memorial da América Latina, em 2013, os tanques de combustíveis em Santos, em 2015, que ardeu durante 192 horas e o recente incêndio no Edifício Wilton Paes de Almeida no centro de São Paulo, foram outros eventos marcantes das coberturas fotográficas realizadas por Alberto.

Região
Alberto informa que atualmente não reside mais em Alphaville, porém tem um carinho especial pela região. “Tenho relação muito boa e marcante devido ao histórico que meu pai construiu e que ainda permanece vivo, tudo isto torna a região realmente muito especial para mim”, disse.