Morador de Alphaville conquista medalha de ouro em Olimpíada - Folha de Alphaville
11/10/2018
CIDADE
Morador de Alphaville conquista medalha de ouro em Olimpíada
Márcio Akira, de 17 anos, esteve na Rússia no mês passado
Samara Najjar
Estudante também ajudou a equipe brasileira a conquistar o 3º lugar (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

O morador de Alphaville, Márcio Akira Imanishi, de apenas 17 anos, foi destaque na Olimpíada Internacional de Economia (IEO- International Economics Olympiad). Cursando o 3ª ano do Ensino Médio no Colégio Integrado Objetivo, o estudante conquistou uma medalha de ouro, na avaliação individual, e ajudou a equipe brasileira a levar o 3º lugar enquanto melhor grupo do mundo.

Voltada para estudantes do Ensino Médio, a IEO foi realizada pela primeira vez, de 14 a 22 de setembro, em Moscou, na Rússia, reunindo 15 equipes de 13 países, incluindo o Brasil. O resultado final da IEO classificou, em primeiro lugar geral, a Letônia; em segundo, a Rússia; e, em terceiro, o Brasil, com empate técnico com o Cazaquistão.

Motivado pelo interesse na área, Márcio conta que conseguiu a vaga para o torneio internacional através da participação na Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON). “Os participantes da delegação brasileira foram os 5 melhores colocados na OBECON, onde consegui o 3° lugar”, explica.
Na Rússia, foram aplicadas três provas. A primeira avaliação era sobre financeiro pessoal; a segunda, sobre teoria econômica; e a última, um business case, realizado em grupo pelos brasileiros. “Consegui o melhor resultado na parte múltipla escolha da 2° prova empatado com um participante dos EUA”, conta o jovem.