Radares de Parnaíba começam a funcionar a partir deste mês - Folha de Alphaville
11/10/2018
CIDADE
Radares de Parnaíba começam a funcionar a partir deste mês
Motoristas serão avisados com placas indicativas sobre o funcionamento dos aparelhos
Samara Najjar
Aparelhos fiscalizarão excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestres (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

Os radares de fiscalização instalados em Santana de Parnaíba começarão a multar os motoristas infratores entre o fim de outubro e o início de novembro, conforme atualização passada pela administração municipal. De acordo com o órgão, os condutores serão avisados com placas indicativas quanto a data de funcionamento dos equipamentos.

Ao todo, foram instalados nove radares de fiscalização, sendo que em Alphaville eles estão inseridos na Avenida Yojiro Takaoka, próximo a Unip, Avenida Marcos Ulhôa Rodrigues, Via Parque e na Avenida Paiol Velho. A fase de testes dos equipamentos já foi concluída.

Os radares estarão interligados aos Sistema Detecta, que faz integração com a Polícia Militar. A plataforma permite o monitoramento e a identificação de carros roubados, furtados e outras situações irregulares.

O limite de velocidade nos trechos variará entre 40 e 60 km/h. Além de fiscalizar se os veículos circulam dentro do limite de velocidade, os aparelhos instalados juntos aos semáforos verificaram situações de avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres.
O valor das multas varia conforme o tipo de infração, podendo oscilar entre R$130,16 e R$ 880,41. Segundo a gestão, o objetivo da instalação dos aparelhos “não é a punição e sim a conscientização e criação de uma rede de proteção para a cidade por meio do Sistema Detecta”.

Acidentes
Além de Parnaíba, Barueri também anunciou a inserção de novos radares de fiscalização, cujo processo licitatório foi aberto em agosto deste ano, conforme informou à Folha de Alphaville anteriormente. Segundo o órgão, a licitação ainda não terminou. A iniciativa visa também reduzir o número de mortes em acidentes de trânsito, que anotaram um número considerável nas duas cidades.

De acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), até agosto deste ano foram registrados 24 óbitos em acidentes de trânsito nos dois municípios. Barueri aparece como a cidade que mais contabilizou óbitos, com 19 no total. Já Santana de Parnaíba registrou cinco mortes.