Parnaíba passa a oferecer cursos de idiomas online e gratuitos - Folha de Alphaville
17/08/2018
CIDADE
Parnaíba passa a oferecer cursos de idiomas online e gratuitos
Plataforma possibilitará o aprendizado de quatro línguas diferentes; gestão quer alcançar 120 mil pessoas  
Samara Najjar
Aulas e avaliações terão metodologia EAD (Ensino à Distância) (Michela Brígida/Folha de Alphaville)

A partir de setembro, moradores de Santana de Parnaíba poderão aprender uma nova língua de forma gratuita. Os cursos são de inglês, italiano, espanhol e francês serão online.

De acordo com a prefeitura, que firmou convênio com a empresa belga Altissia para oferecer o aprendizado, serão atendidas 120 mil pessoas.
Os módulos atendem às necessidades dos iniciantes, intermediários e os de nível avançado, A1 e C1, segundo as normas do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR). A metodologia inclui conteúdos de textos, vídeos e exercícios de interatividade com nativos de cada idioma, além de atividades integradas cotidiano do município.

Os cursos não possuem tempo de duração pré-definido, pois a programação varia conforme o desempenho de cada aluno, considerando o nível de conhecimento dos idiomas, frequência na plataforma e desempenho nas avaliações, que também terão método EAD (Ensino à Distância).
Segundo o prefeito de Parnaíba, Elvis Cézar, o projeto tem o objetivo de ampliar as oportunidades profissionais dos moradores. “A plataforma permitirá torná-los mais preparados para o mercado de trabalho e para o futuro”, disse.

Inscrições
Os interessados devem fazer a inscrição diretamente no site da prefeitura, www.santanadeparnaiba.sp.gov.br, em mais de uma opção de curso. Para ter o acesso, é pré-requisito que o morador tenha seu cadastro homologado na base cadastral do município. Caso não tenha, deverá se dirigir a uma escola ou unidade de saúde para realizá-lo.