Resoluções de ano novo: Faça o bem sem alterar a sua rotina - Folha de Alphaville
09/01/2019
CADERNO A
Resoluções de ano novo: Faça o bem sem alterar a sua rotina
Com o auxílio da tecnologia, é possível fazer doações e voluntariado sem gastar dinheiro ou sair de casa
O Joyz é uma rede social que nasceu com o objetivo de ajudar causas e ONGs, onde fazer uma doação é tão simples quanto dar um like em uma foto.

Uma das coisas mais comuns dos novos ciclos é o desejo de ser alguém melhor. Com a chegada do ano novo essa vontade se intensifica, e o ato de fazer o bem entra para a tradicional listinha de promessas. O problema é que muitas pessoas acabam adiando esses planos por falta de tempo ou dinheiro, mas a tecnologia fez a sua parte e, hoje em dia, é possível ajudar ao próximo sem gastar nada nem sair da rotina. Confira abaixo seis aplicativos e plataformas que auxiliam a fazer o bem com apenas poucos cliques.

Joyz

O Joyz é uma rede social que nasceu com o objetivo de ajudar causas e ONGs, onde fazer uma doação é tão simples quanto dar like em uma foto. Disponível para Android e IOS, o aplicativo funciona como um Instagram Filantrópico, e de forma interativa e intuitiva, o usuário pode escolher para quem doará os seus joyz, moeda utilizada na plataforma, que equivale a 10 centavos cada. Ao instalar o app, o usuário recebe 40 joyz de presente da plataforma, para doar para as causas que preferir. Após o uso dos bônus iniciais, o doador pode adquirir novas moedinhas por dois métodos: comprando no próprio aplicativo via paypal, boleto, cartão de crédito ou depósito bancário, ou participando de alguma campanha de interação com "empresas amigas", que firmam parceria com o Joyz e distribuem a moeda do aplicativo para os usuários que interagem com a marca.

Hoje, o aplicativo conta com quase 300 mil usuários, entre causas e doadores, e uma média de 500 a 800 novos perfis por dia. Existem causas que já levantaram mais de R$ 100 mil na plataforma. As opções de causas na plataforma vão desde arrecadação para o custeio de tratamentos médicos de crianças e adultos, passando por causas animais, até ONGs.

Charity Miles

O Charity Miles é um aplicativo que incentiva os usuários a praticarem exercícios físicos em troca de ajudar entidades beneficentes, como ONGs de combate ao câncer, AIDS, entre outras enfermidades. Disponível para Android e IOS, o app gera dinheiro cada vez que o usuário completa uma certa distância caminhando, correndo ou pedalando. Esse valor é acumulado e transferido para a instituição que o usuário escolhe no início do seu cadastro. O app é gratuito, no entanto, não possui versão em português.

Cupong

Sabe aquele monte de notinha fiscal que só vai acumulando dentro da bolsa, até esquecer que elas existem? Elas podem ser utilizadas para fazer o bem. Com o Cupong, você seleciona a sua instituição preferida, cadastra os seus cupons fiscais que não incluem CPF na nota e pronto, o valor de crédito da Nota Fiscal Paulista será destinado para essa entidade escolhida. 

Ribon

O Ribon é um aplicativo que te envia boas notícias diariamente. Nele, o usuário pode fazer o direcionamento de recursos para ONGs internacionais em troca de recebimento de anúncios de grandes empresas. Cada notificação recebida gera uma quantidade de ribons. Atualmente, o app destina as doações para 4 ONGs parceiras: Evidence Action (Água potável), Project Healthy Children - PHC (Nutrição Infantil), Shistossomiasis Control Iniciative - SCI (Verminoses) e Living Goods (Saúde Básica).

Be My Eyes

O Be My Eyes é um app que conecta deficientes visuais a voluntários que o ajudam a ler e identificar os objetos ao seu redor. Ao entrar no aplicativo, você escolhe se é um voluntário ou um deficiente visual, e nesse caso, o app oferece toda a acessibilidade necessária para se conectar à outra pessoa. Quem precisa de ajuda faz o pedido clicando em um botão que ocupa praticamente toda a tela do app e aguarda até que alguém o atenda. O primeiro que aceita a solicitação inicia uma chamada e pode ajudar o outro a identificar a data de vencimento de um produto, saber se as roupas combinam ou descrever imagens e páginas de internet. As orientações do voluntário são feitas por escrito e o aplicativo consegue lê-las em voz alta para a pessoa com deficiência visual.

Atados

Atados é uma plataforma de voluntariado que conecta pessoas a oportunidades voluntárias, atuando presencialmente na região metropolitana de São Paulo (SP), Grande Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Grande Florianópolis (SC), e no Brasil inteiro com vagas de trabalho voluntário remoto. Nele, organizações, movimentos e coletivos sociais anunciam vagas de voluntariado para uma rede de milhares de pessoas interessadas em fortalecer suas ações. A plataforma também promove cursos e encontros sobre o universo do Terceiro Setor.