Taverna Santorini é o mais novo restaurante grego em Sampa - Folha de Alphaville
24/08/2018
CADERNO A
Taverna Santorini é o mais novo restaurante grego em Sampa
Dirigida pelo chef Christos Archestratos, oferece delícias típicas em ambiente decorado com elementos do país
Graziela Costa
Polvo Stifado é marinado ao vinho e aceto balsâmico, acompanhado por cebolas caramelizada (Foto: Celina Germer)

Sob a direção do chef cretense Christos Archestratos, que incorporou ao cardápio receitas de família e de suas experiências na Ilha de Creta, o recém-inaugurado Taverna Santorini é a oportunidade para quem quer saborear a autêntica culinária grega ou ser iniciado nela.

Localizada na Alameda Lorena, 1442, nos Jardins, a casa tem decoração que remete a uma viagem ao país mediterrâneo, ressaltada logo na entrada pela pintura no chão, que lembra as pedras que calçam as pequenas ruas que levam ao topo da Ilha de Santorini e as cores azul e branco estão por toda parte do salão com referências ao lifestyle grego.

Para os aficionados pela culinária, é possível acompanhar o preparo do mais popular sanduiche, o gyros no aparelho importado da Grécia, que leva o mesmo nome do lanche.

Feito com finíssimas lascas de carne bovina e suína temperado com especiarias e enrolado no pão pita, preparado artesanalmente pelo chef Christos, a delícia é finalizada com tomate, cebola, tzatziki e batatas fritas. Há também nas versões com frango e vegetariano.
Além do famoso Mussaká (lasanha de berinjelas, abobrinhas, batatas, molho e creme bechamel), há uma variedade de pratos como o Paidaika, costeletas de cordeiro grelhadas e temperadas com especiarias.

Outro prato tipicamente grego é o Gemistá, tomates e pimentões verdes recheados com arroz, uva passas e pinoles vem acompanhado com o famoso iogurte grego, preparado artesanalmente por Christos.

Peixes e frutos do mar
Tradição na culinária grega, os pratos com peixes e frutos do mar ganham destaque. O Taverna Santorini elaborou opções com lula, polvo, camarões e peixes servidos frescos diariamente. O Polvo Stifado é marinado ao vinho e aceto balsâmico acompanhado por cebolas caramelizadas, um dos carros-chefes da casa.

Outra sugestão do chef é a Spanakopita, torta folhada tradicional com espinafre, queijo feta e especiarias; Saganaki um empanado à base de três tipos de queijo, entre eles o feta com molho de tomate levado ao forno; Kreatópita, torta folhada tradicional com carne e três tipos de queijo; Mpifteki, típica almondega grega de carne feita especialmente no grill. “Alguns pratos não estão no cardápio, mas podem ser solicitados”, explica o chef.

Doces
Capítulo à parte no cardápio, as sobremesas gregas ganham adeptos, usualmente regadas com abundância de mel, tais como baklava, Kadaifi, Ravani, entre outras.

O Taverna Santorini possui ainda uma adega de vinhos que oferece uma carta selecionada de rótulos entre branco, rose e tinto importados do país do Dionísio. Vale degustar um dos mais famosos da Grécia, o vinho Retsina, branco com seu sabor inconfundível com leve toque de seiva.