Há 6 anos fora de disputa, Cezar conta com filho como cabo eleitoral - Folha de Alphaville
06/07/2018
POLÍTICA
Há 6 anos fora de disputa, Cezar conta com filho como cabo eleitoral
Ex-prefeito é pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB; dobrada com a deputada Bruna Furlan já está fechada  
Cezar contará com suporte político tucano na região para sua campanha (Foto: Tom Vieira Freitas/Folha de Alphaville)

Há seis anos sem disputar um cargo nas urnas, Marmo Cezar é pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB. Apesar da distância desde sua última corrida eleitoral, o presidente do PSDB de Santana de Parnaíba aposta que a proximidade junto à gestão da cidade terá peso na campanha deste ano.
“Nunca estive longe do eleitorado”, declarou o ex-prefeito, que venceu a eleição para a prefeitura em 2012, mas teve de deixar o mandato, após decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). [Veja ao lado]

Para conquistar a vaga este ano, Marmo terá como maior cabo eleitoral o filho, o prefeito, Elvis Cezar (PSDB). “Temos levantamentos internos que mostram que o apoio de Elvis nos daria uma vantagem, pelo excelente trabalho realizado em na cidade. Nosso cartão de visitas sempre foi fazer um trabalho sério e compenetrado, quero levar isso para a Assembleia”, diz.

Para o pré-candidato, o eleitorado mudou para a disputa deste ano e quem tiver experiência pode sair na frente. “Eles estão mais exigentes, buscam políticos que já apresentaram trabalho. Não adianta só falar, tem que mostrar o currículo e o meu é o Elvis Cezar”, afirma.

Morador de Santana de Parnaíba há 35 anos, Cezar tem como uma de suas principais propostas a melhoria da mobilidade urbana, com alternativas para diminuir o trânsito na região. Segundo ele, os parnaibanos precisam de um representante na Assembleia Legislativa. “Temos 90 deputados, nenhum deles é da cidade”, afirmou. Desde Pedro Mori (PSB), no início dos anos 2000, a cidade não elege um deputado estadual.

Pela falta de maior representatividade, segundo Cezar, a região oeste é a que menos recebe recursos. “Vou trabalhar para dar um hospital à Parnaíba, precisamos brigar por isso, o povo precisa”, avalia.

A construção de uma unidade hospitalar na cidade já integrou o plano de governo da atual gestão, e de outras anteriores, mas esbarra na falta de recursos para ser consumada.

O hospital foi também promessa do ex-prefeito de São Paulo, João Doria, que concorrerá ao Governo do Estado. O tucano esteve em Barueri em uma reunião ao lado de Elvis e Marmo Cezar e do prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB). Doria prometeu, se eleito, construir uma unidade em Jandira e outra em Santana de Parnaíba. “Estaremos alinhados com a gestão em nível estadual, isso é importante para o município”, conclui Cezar.

Apoio
Entre as apostas do grupo do prefeito Elvis Cezar para apoiar seu pai na disputa, está a alianças com outras cidades. Em 2014, o PSDB teve o deputado eleito menos votado com 76 mil votos - quase o total do eleitorado de Parnaíba. Por conta disso, o grupo vai trabalhar para atrair votos de outros municípios. A principal parceria vem da cidade vizinha, Barueri. “Farei dobrada com a deputada federal Bruna Furlan (PSDB) e o prefeito Rubens Furlan (PSDB) também estará conosco”, diz Cezar.

Histórico
Cezar foi reeleito no ano passado presidente do PSDB local e deixou neste ano a Secretaria de Serviços Municipais para se pré-candidatar a deputado estadual. A disputa pode deixar para trás as eleições de 2012, quando Cezar venceu a disputa à Prefeitura de Santana de Parnaíba, governou durante 10 meses, mas teve de deixar o cargo por conta de uma decisão judicial do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que reprovou suas contas quando era vereador. Elvis era o presidente da Câmara, assumiu a prefeitura e venceu a eleição suplementar.  (Ana Lethicia Maezano)