Após Furlan avalizar nome da Casa, vereadores se dividem sobre chances - Folha de Alphaville
01/02/2018
POLÍTICA
Após Furlan avalizar nome da Casa, vereadores se dividem sobre chances
Legisladores se dividiram entre cautela e ênfase na pré-candidatura
Paulo Talarico

Após o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), afirmar que irá aguardar um nome da Câmara Municipal para receber seu apoio na eleição de  deputado estadual, vereadores adotaram posturas distintas quando questionados se lutarão pelo apoio do tucano.

Enquanto Robertinho (SD) foi o mais enfático sobre sua postulação, Allan Miranda (PSDB) e Carlinhos do Açougue (DEM) adotaram cautela com relação à corrida. Correndo por fora está o vereador Luizinho do Camargo (PDT), que pretende se filiar no Podemos e, para fazer a troca sem correr riscos de perder o mandato, deve se lançar no páreo.

Além dos nomes da Casa, também foi comentado sobre a chance de um outro político receber a adesão do grupo político, o deputado estadual Marco Vinholi (PSDB). Candidato a deputado federal na eleição de 2014, Robertinho cumpre seu segundo mandato na Câmara e disse que até já conversou com Furlan sobre a possibilidade.

“Sou pré-candidato a deputado estadual, dobrando com a filha do prefeito”, afirmou. No entanto, o legislador que é do Solidariedade disse que ainda aguarda a situação eleitoral e deixou em aberto a situação partidária. “Tivemos com o presidente do partido que deixou fechado que a legenda seria nossa e que eu disputaria para o estado e não federal como da outra vez. Estou no trâmite para ver se continuo”, ressaltou.

Ele citou que não vê ainda nos outros vereadores cotados uma articulação em torno da corrida eleitoral e que crê numa aliança na Casa. Líder do PSDB na Câmara, Allan Miranda disse ser um nome natural para a corrida eleitoral, mas manteve a ressalva de que aguarda a posição do prefeito. O  parlamentar, contudo, alegou que sua disposição é de terminar o mandato de vereador.

“Estou aguardando uma direção dele, sou líder do PSDB na Casa, o prefeito é do PSDB, tenho uma boa articulação com ele, mas nada formal chegou
a mim”, disse, citando ser líder em projetos na Casa. “Não tenho intenção de me candidatar, mas se o grupo achar que eu devo vou formalizar, mas
não tem nada certo”. Allan também não tirou do páreo o filho do prefeito, Rubinho, da corrida eleitoral.

Carlinhos
Quem também tem anunciado a disposição de concorrer é o presidente da Casa, Carlinhos do Açougue. Desde o ano passado, o parlamentar tem comentado que pretende deixar o DEM para buscar a eleição, tendo em vista que o partido atualmente tem o deputado estadual Gil Lancaster.
Carlinhos está próximo do PTB.

“Não sei se pode ser eu apoiado pela Câmara, mas acho que o prefeito está certo de apoiar um candidato da Casa”, disse Carlinhos. “Eu ainda não cheguei a conversar com ele, mas pretendo ter uma conversa para alinhar isso. Tem que ser de consenso também, da Casa, dele e de seu grupo. Se não for, não vou me importar e não arrumar problema nenhum”.