Volantes ‘contam’ a história do Mustang - Folha de Alphaville
01/12/2017
FOLHA DO CARRO
Volantes ‘contam’ a história do Mustang
Esportivo inicia as vendas em março de 2018
Do primeiro, 64 ao mais recente: evolução em tamanho e tecnologias acompanham o modelo

A Ford conta a história da evolução do volante do icônico Mustang. Com mais de 50 anos, o esportivo é um símbolo de design e tecnologia. O volante é um dos itens que revelam o constante desenvolvimento do carro, com funções que retratam a estética e o grau técnico de cada época.

No lançamento do primeiro Mustang, em 1964, os volantes eram grandes, finos e, além de comandar as rodas, no máximo incorporavam a buzina.

Atualmente, reúnem cada vez mais funções, são digitais e acompanham o avanço da eletrônica embarcada. Da primeira geração com volante emblemático de três raios de alumínio com aro imitando madeira e a buzina no centro, passando pelo 67, de direção ajustável em sete posições, aos dois raios de 74, de quatro em 79. Em 84, surge o ajuste de altura e profundidade, aro mais grosso e diâmetro menor, de pegada esportiva.

Em 90, o Mustang recebeu seu primeiro airbag de série, instalado no centro do volante. Com isso, a buzina foi transferida para dois botões laterais, acionados pelos polegares do motorista. O de 2010 muitos botões foram adicionados para comandos de voz do telefone, músicas, rádio e outras funções. Em 2013 a peça tornou-se o centro de controle de tecnologia do carro. Na versão 2015, incorpora até 20 botões. E o novo Mustang 2018 adiciona funções como modos de direção, controle de arrancada e outros, além dos comandos do quadro de instrumentos, que agora é totalmente digital.

No Brasil
A Ford confirmou a chegada do esportivo Mustang para o Brasil em março de 2018, com pré-vendas em 11 de dezembro. Não divulgou preços, mas o mercado espera algo na faixa de R$ 300 mil para a versão GT Premium com o motor V8 5.0 de 466 cv. A pré-reserva será feita por um site exclusivo. Os primeiros proprietários do lote inicial terão unidades limitadas que, segundo a Ford, contarão com um presente especial e exclusivo, preparado para os apaixonados por este ícone.