Bellucci é punido por doping, mas volta a jogar em fevereiro - Folha de Alphaville
04/01/2018
ESPORTES
Bellucci é punido por doping, mas volta a jogar em fevereiro
Jogador nega responsabilidade e está na reta final da punição
Tenista volta a jogar em fevereiro (Foto: Divulgação)

O tenista Thomaz Bellucci anunciou nesta quinta-feira (4) que está suspenso, após ter sido flagrado num exame antidoping. No entanto, o atleta, que é morador de Alphaville, poderá voltar às quadras em fevereiro e enfatizou que a substância detectada não foi utilizada para melhorar seu desempenho. 

"Provei que não tive culpa nenhuma. Jamais tomei algum tipo de suplemento ou qualquer outra substância que fosse me favorecer ou que fosse infringir as regras do fair-play do esporte", afirmou o atleta em nota oficial. 

O exame foi feito no mês de julho de 2017 e a punição de cinco meses começou a contar em setembro, com término no final de janeiro. Atual 112º no mundo, o tenista testou positivo para hidroclorotiazida, em um exame feito em 18 de julho. 

O jogador afirmou não ter tido a intenção de tomar o medicamento, vetado pela Wada. Ele acredita que o problema estava em multivitaminicos que estariam contaminados. "Nunca poderia imaginar que um multivitamínico feito por uma farmácia de manipulação pudesse sofrer contaminação cruzada em doses mínimas. Sempre tomei todos os cuidados e respeitei as regras do esporte".

Bellucci também afirmou que a situação ocorreu em um período em que ele estava se recuperando, sem estar em competições. "Foi justamente em um momento que eu estava fazendo transição importante na minha carreira, de me mudar para a Flórida, montar uma base de treinamentos lá para atingir o meu máximo potencial no circuito nos próximos anos."

O próximo compromisso do tenista deve ser o ATP de Quito, no Equador, a partir de 5 de fevereiro.