A elegância criativa dos mosaicos marmorizados - Folha de Alphaville
09/02/2018
ESPECIAIS
A elegância criativa dos mosaicos marmorizados
Produtos unem a beleza nobre das pedras clássicas à versatilidade de paginação dos revestimentos
Graziela Costa
Linha Pietra Alpi é a queridinha das influenciadoras digitais (Divulgação)

Sempre destaque nos projetos de interiores, as reproduções dos mármores seguem como forte tendência em 2018. Uma das principais apostas internacionais do setor de acabamentos é o Marble Makeover, que propõe uma "reestruturação" na estética e paginação do mármore.

A moda agora é a pedra em instigantes layouts geométricos e gráficos, e traz o classicismo das rochas para uma visão mais contemporânea e personalizada. "As maiores vantagens na utilização desse material seria o aumento da resistência física, possibilitando utilizarmos um visual de mármore em áreas onde antes não se podia utilizar. O porcelanato pode ser utilizado em áreas externas, áreas de alto trafego e tem resistência grande a abrasão e baixa absorção. O classicismo e nobreza dos mármores é algo sempre alta", aponta Andrea Teixeira, arquiteta da Negrelli e Texeira www.negrellieteixeira.com.br).

Em seu portfólio, a Eliane Revestimentos (eliane.com) contempla produtos que apresentam a estética natural dos mármores em peças irreverentes, que atuam como verdadeiros mosaicos marmorizados. Seus relevos, volumes, formas e texturas permitem novas possibilidades de composição para a decoração e evidenciam a exuberância estética das pedras.

A perfeita reprodução é ainda aliada à qualidade, versatilidade de uso e resistência das cerâmicas. Entre os produtos que seguem a ten-dência MarbleMakeover, há o Pietra Alpi que se destaca pelo formato inspirado na linha queridinha das influenciadoras digitais, o Metrô. A cerâmica retrata a força da rocha, imprimindo um design natural, de veios característicos. Além do formato 10 x 20 cm, também conta com as medidas 30 x 30 cm, 20 x 30 cm, 45 x 45 cm, nos acabamentos acetinado e com brilho.

O tradicionalismo do mármore ganha um ar vintage com o Place Retrô. Com formato 45 x 90 cm, o revestimento traz a força do mármore branco com fortes veios, em superfície marcante, uma reverência a nobreza da pedra clássica com o brilho natural. As placas lembram verdadeiros "tijolinhos" marmorizados, em um design mais romântico. Já o revestimento Calacata Cubic possui um efeito 3D que confere modernidade irreverente aos espaços, mesclando o classicismo do mármore à contemporaneidade dos formatos volumétricos. As formas geométricas propõem volumes inusitados para as paredes, propiciando instigantes efeitos ressaltados pelo efeito de luz e sombra, que agrega dinamismo à paginação.