15/01/2018
ESPECIAIS
Home Staging: como valorizar o imóvel para venda ou locação
Técnica serve para acelerar e turbinar comercialização
Gláucia Arboleya

Home Staging é um conceito que vem ganhando adeptos. A ferramenta está sendo, cada vez mais, utilizada pelos interessados em comercializar seus imóveis para valorizar a unidade e conseguir efetuar o negócio de maneira rápida. De acordo com a home stager, fundadora do Staging Casa, Susana
Faulim Damy, “o conceito é definitivamente vender ou alugar imóveis mais rápido aplicando três princípios: design + marketing + psicologia. Com esta união os maiores atributos de um imóvel se sobressaem, tornando-o mais atraente para potenciais compradores.

Lembrando que leva em torno de 30 a 90 segundos para uma pessoa se interessar ou não pelo o que ela está vendo”, explica. “Nos Estados Unidos, de 10 imóveis que estão à venda, oito são vendidos com staging”, ressalta. Segundo o Home Staging, os cômodos devem ser definidos em função de seu uso, sempre retratando um ambiente agradável, aconchegante e acolhedor. A ideia é passar o sentimento de neutralidade. O potencial comprador deve se identificar com o imóvel. Muito informação, como quadros, mobiliário, e objetos pessoais no geral atrapalham a concentração do comprador.

“O excesso de móveis atrapalha a circulação, o comprador tem que se sentir livre para andar nos ambientes”, orienta Susana. O imóvel deve ainda ser memorável do início ao final da visita. “Por exemplo, fazer as camas com lençóis cheirosos e almofadas, toalhas branquinhas e bem dobradas nos banheiros, montar pequenos cenários pela casa tornam o imóvel memorável. Um imóvel a venda é como a vitrine de uma loja”, falou. A orientação é procurar um profissional da área para aplicação do Home Staging. 

Organização
É fundamental, desde dentro dos armários até o quartinho de bagunça. Com uma casa organizada a pessoa consegue enxergar claramente os ambientes sem ter a distração de objetos fora de lugar.

Pintura
É mais atraente uma parede em branco do que uma colorida, a visualização torna-se mais agradável. Mesmo que as paredes já estejam neutras, uma demão de tinta muda completamente o ambiente, tornando-o mais limpo e com jeito de novo.

Iluminação
Um fator essencial na venda de um imóvel, é a iluminação correta, tanto natural como artificial. Janelas abertas na hora da visita e de fotografar, usar cortinas leves, colocar abajures pelos ambientes (recomendase três por cômodo) muda o clima dando uma sensação de aconchego e bem-estar.

Uso de plantas e flores
As plantas e flores dão um toque especial, trazem vida e iluminam qualquer ambiente.  O conselho é utilizá-las no imóvel.