Tendência é determinada pelo estilo de vida, afirma Graciela Piñero - Folha de Alphaville
12/01/2018
ESPECIAIS
Tendência é determinada pelo estilo de vida, afirma Graciela Piñero
Arquiteta renomada de Alphaville aposta em “menos é mais”
Gláucia Arboleya

No início do ano, muitas pessoas aproveitam para colocar os planos em prática, um dos queridinhos é a construção da sua própria residência. São diversas buscas para se chegar a escolha dos projetos. Mas, a renomada arquiteta de Alphaville, Graciela Piñero, orienta: “ a tendência é determinada pelo estilo de vida das pessoas. Sem dúvida estamos em uma época de “menos é mais”.

O escritório se caracteriza por projetos personalizados para cada cliente, de acordo com seu estilo de vida. O importante é qualidade, tanto no design como nos materiais”. De acordo com a Graciela, as pessoas estão procurando muito conforto nos ambientes das residências, com isso, a tecnologia entrou nas moradias. “Automações, sistemas de áudio e vídeo, têm hoje altíssima procura”, ressalta.

Entre os destaques de um projeto, apontados por Graciela está a iluminação, acompanha do sistema de automação. “ Temos que saber ouvir muito para entender e poder realizar o sonho”, disse. Atrativos “Hoje temos sofás automatizados com acabamentos variados em couros e tecidos de alta resistência, cortinas e persianas que cumprem a função real de isolamento térmico e estético. Pisos dos mais variados estilos e acabamentos”, conta a arquiteta.

A arquiteta

Sobre a inspiração para desenvolver os projetos, Graciela conta que a inovação é constante, “pois é um mercado muito exigente, os profissionais têm que estar muito informados com alto nível de conhecimento, visitando feiras nacionais e no exterior, para poder acompanhar a demanda.

Arquiteto dá dicas sobre móveis para áreas externas

No período de férias e dias ensolarados as áreas externas se tornam os espaços mais utilizados das residências. Para transformar o local em verdadeiro refúgio, o arquiteto Olegário de Sá dá dicas. “Atualmente, temos o mesmo cuidado na escolha de móveis outdoors, que temos nos indoors, já que eles fazem parte da decoração e ainda valorizam a arquitetura”, comenta.

Segundo o profissional, a grande aposta para este verão é a criação de lounges nas áreas externas, com o uso de sofás, poltronas e futons que,  "quando combinados entre si, criam um conjunto muito interessante”. O conselho é levarem consideração a durabilidade do produto, bem como a resistência às intempéries, como o sol e a chuva.

Na hora da escolha
A madeira é um produto que pode durar 25 anos ou mais, quando bem cuidada. No entanto, para garantir a durabilidade, é preciso que o material tenha algum acabamento protetor. O alumínio é uma boa opção por ser leve, fácil de limpar e não perder a cor com o tempo. Móveis de fibra sintética
são duráveis e resistentes. Além de ser um material versátil, oferece fácil manutenção e suporta bem as mudanças de temperatura.