Faltam 65 mil declarações do IR em Barueri e Parnaíba - Folha de Alphaville
12/04/2018
ECONOMIA
Faltam 65 mil declarações do IR em Barueri e Parnaíba
Prazo para envio das informações vai até dia 30 de abril; atraso pode levar a multas
Paulo Talarico
Programa pode ser baixado no site da Receita Federal (Tom Vieira Freitas/Folha de Alphaville)

A menos de 20 dias do término do prazo para a declaração do Imposto de Renda, dos 413 mil contribuintes que deveriam enviar seus dados na região oeste, apenas 148 mil se anteciparam e já encaminharam as informações para a Receita Federal. O prazo para declarar vai até o dia 30 de abril e, quem atrasar, pode sofrer multas.

Entre as oito cidades, os moradores de Santana de Parnaíba apresentam o número mais baixo percentualmente de precavidos. Das 34 mil declarações esperadas pela Receita, foram feitas apenas 9,1 mil (27%). Em Barueri, o cenário é um pouco melhor, mas ainda faltam as informações de 65% dos 63 mil moradores que têm a obrigação de enviar os dados sobre seus rendimentos.

As duas cidades estarão com postos de atendimento gratuito para quem têm dificuldade para fazer a declaração neste fim de semana [Veja abaixo]. Entre outros municípios, Osasco apresenta um percentual semelhante ao de Barueri, com 56 mil declarações já enviadas entre as 158 mil previstas, enquanto quem vive em Itapevi são os mais adiantados na região com 44% dos 24 mil contribuintes já resolvendo sua pendência.

Atrasos
Evitar atrasos na declaração é fundamental para não correr o risco de receber uma multa, adverte o coordenador do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia, Ricardo Balistiero. “É importante cumprir o prazo, mesmo que mande incompleta a declaração. Você pode fazer uma declaração retificadora depois e é melhor cumprir o prazo. Há uma multa de R$ 160 e que pode chegar a 20% do imposto devido”, comentou.

Entre os principais cuidados que ele aponta para o momento da declaração, estão os rendimentos recebidos pelo trabalho e a ocultação de receitas. “A pessoa deve estar bastante atenta em colocar as informações no programa da Receita e que sejam absolutamente fiéis principalmente no rendimento que recebe do empregador”, explica.

Ele cita que as empresas têm que declarar os pagamentos e a Receita pode fazer um cruzamento desses dados e mandar para a malha fina caso haja diferenças. Outro ponto é que ao informar ter dependentes, é preciso colocar também os rendimentos dele como aposentadoria, e ter os comprovantes de despesas que irá declarar como a ida ao médico ou ao dentista.

Além disso, a Receita não permite que se atualize o valor dos imóveis e tem havido um cerco maior sobre o tema. “Tem que manter o valor da escritura. É uma exigência, se não a Receita não consegue calcular o lucro em caso de uma nova venda”.

Pontos com serviço de declaração do Imposto de Renda
Barueri
> Fieb unidade Professor Antonio Arantes Filho, no Parque Viana.
> ITB Parque Viana - Prof. Antonio Arantes Filho (Estrada das Pitas, 799 - Parque Viana)
Dia: Sábado (14), das 8h às 12h.

> Fatec Barueri
Rua Carlos Capriotti, 123 – Novo Centro Comercial
Dias: 19 e 26 de abril, das 16h30 às 18h30.

Santana de Parnaíba
> Etec Bartolomeu Bueno da Silva - Anhanguera Avenida Tenente Marques, s/nº - Fazendinha
Dia: 14 de abril, das 9 às 13 horas
Atenção: Levar 1 quilo de alimento não perecível

> Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira*
Rua Fernão Dias Falcão, 196 – Centro
Dias: 13, 17, 19, 20, 23, 24 e 27 das 18 às 19 horas
Atenção: Levar 1 quilo de alimento não perecível