Região volta a ter saldo positivo de empregos - Folha de Alphaville
12/03/2018
ECONOMIA
Região volta a ter saldo positivo de empregos
Dados do Caged mantém melhora na criação de vagas na maioria das cidades
Paulo Talarico
Em Barueri, setor foi um dos destaques da recuperação (Rodrigo Albertini/Folha de Alphaville)

Após perder 30 mil empregos em 2016 e 10 mil em 2017, a melhora na criação de vagas aparenta ter mantido a recuperação no começo do ano, nas oito cidades que compõem a região oeste.

Em janeiro, o saldo entre desligamentos e admissões foi positivo: 113 novas vagas nas somas de Barueri, Santana de Parnaíba, Cotia, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco e Pirapora do Bom Jesus, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho.

O resultado não foi melhor, por conta das demissões em Itapevi e Osasco que superaram as admissões.

O cenário é ainda mais positivo quando se leva em conta as cidades onde se encontra Alphaville. Barueri foi a cidade que mais teve novas vagas criadas: 287 de saldo positivo. O município foi impulsionado, em especial, pelas áreas da indústria da transformação (saldo de 804 novas vagas) e da construção civil (com 588 novos empregos). No entanto, comércio pesou negativamente com a redução de 1.262 postos, terminado o fim de ano. 

Em Santana de Parnaíba, houve mais 106 contratações, ante demissões, puxados também pela indústria da transformação e pela construção civil, mas sobretudo pelo comércio com 77 novas vagas. O setor de serviços foi o fator negativo, com 46 demissões a mais do que as contratações.