Empresários reforçam importância da inovação e da gestão de pessoas - Folha de Alphaville
02/02/2018
ECONOMIA
Empresários reforçam importância da inovação e da gestão de pessoas
Gestores abordam desafios das empresas no lançamento do GPTW
Paulo Talarico
Foto: Rodrigo Albertini/Folha de Alphaville

A transformação digital não está apenas na tecnologia, mas em como as pessoas serão preparadas para ela. Esta foi à tônica do evento de lançamento do Great Place To Work (GPTW), nesta quarta-feira (31), que irá elencar as melhores empresas para trabalhar em Barueri e região.

Esta será a quarta lista da região e as inscrições para as empresas estão abertas [veja ao lado]. O evento contou com empresários de diversos setores que discutiram o tema o Papel das Empresas na Evolução Digital.

O debate abordou os avanços tecnológicos dos últimos anos e a necessidade em se adequar a essas novas realidades. No entanto, os gestores enfatizaram a importância das pessoas nesse processo. “Talvez o resumo de tudo que a gente vai falar é que inovação é igual a pessoas”, afirma Ruy Shiozawa, presidente do GPTW.

“Inovação não é a tecnologia, são as pessoas que estão fazendo tudo isso. A preparação das pessoas, o desenvolvimento, o treinamento, para usar inteligentemente as tecnologias que estão disponí- veis”, completou.

A questão desse desenvolvimento é um dos principais desafios nesse mundo de inovação e tem sido um dos focos com que o GPTW tem trabalhado. “O que a gente tem percebido é que muitas organizações tem focado na tecnologia e no mundo digital, mas está esquecendo de preparar as pessoas por meio dos seus comportamentos”, disse Cauê Oliveira, diretor da área de Educação do GPTW.

“O GPTW vem colaborar muito para pensar como a gente pode preparar os gestores e colaboradores, para que queiram participar dessa transformação, que tem que ser genuína e espontânea”.

CEO da RechLocal Brasil/ Latam, José Geraldo de Barros Coscelli comentou que o desafio de formar as pessoas é dividido entre as gerações. No caso dos mais experientes, questão é convencê-los da importância do estudo e de quebrar os paradigmas que existiam no passado para se adaptar aos novos ambientes.

“Já os mais jovens vêm preparados, mas você tem que criar um ambiente para que essas pessoas se desenvolvam, sejam felizes e trabalhem com todo o afinco”, afirma. “Na realidade a inovação para mim é importante para ajudar o consumidor consumir melhor, aí não é só o produto, mas entender o que ele precisa, na hora certa”, comentou o presidente da Buscapé, Sandoval Martins. 

Lista irá apresentar melhores empresas da região
Os interessados em participar da lista de Melhores Empresas para Trabalhar devem seguir um procedimento. O primeiro passo é acessar o site do GPTW e se inscrever no processo de certificação (www.gptw.com. br/certificacao). As empresas que atingirem os critérios abaixo se tornam elegíveis às listas das Melhores Empresas para Trabalhar GPTW e, a partir daí, podem escolher os rankings nos quais desejam participar.

• Obter no mínimo 70% no índice de confiança (índice de favorabilidade da pesquisa)
• Atingir uma amostra mínima de respondentes.
• Ter no mínimo 30 colaboradores, lembrando que para a certificação a empresa precisa ter no mínimo 5 funcionários.

Para participar dos rankings, além da pesquisa com os colaboradores, as empresas contam para o GPTW quais são suas práticas de gestão de pessoas (por meio do Culture Audit©) e o perfil da organização (pelo documento Perfil Organizacional). A divulgação das empresas premiadas no ranking GPTW – Barueri e Região será realizado no evento de premiação, no dia 09 de agosto.