Parnaíba terá um novo tipo de bairro - Folha de Alphaville
14/05/2015
ECONOMIA
Parnaíba terá um novo tipo de bairro
O Vila Parque reúne centro de compras, torres comerciais e condomínios fechados de casas e apartamentos
Projeto gráfico mostra como deve ser a entrada principal do empreendimento . (Foto: Reprodução)

Um bairro planejado contendo muito além de casas e apartamentos em condomínios fechados é a novidade apresentada ao mercado imobiliário de Santana de Parnaíba pela NS Construtora e BVEP.
O Vila Parque, que será praticamente um novo bairro em território parnaibano, contará também com torres comerciais e, até mesmo, com um shopping center, além de diversas áreas de lazer públicas e um clube completo. Com área equivalente ao tamanho do Parque Ibirapuera, na capital paulista, ocupará um terreno de mais de 1milhão de metros quadrados.
O projeto foi concebido a partir dos princípios do “novo urbanismo”, ainda recente no Brasil. Privilegia a escala do pedestre, com ruas e calçadas largas, ciclovias e espaços comuns arborizados, com amplas áreas verdes e de lazer.
E privilegia as questões de segurança, com condomínios independentes, fechados, densidade variável, monitoramento integrado por uma central 24hs, administrado pela AMO Vila Parque (Associação de Moradores), que atuará continuamente pela melhoria da qualidade de vida de todos. “Nada melhor do que a tranquilidade e alguém que defenda os interesses de todos, preservando o lazer, a segurança e a boa convivência”, diz Luiz Fernando Ferraz Bueno, diretor da NS Construtora.
De acordo com ele, o projeto traz referências internacionais e acabamentos de primeira linha, utilizados em empreendimentos de alto padrão. O partido arquitetônico faz do Vila Parque um produto extremamente democrático, uma vez que atende o desejo e necessidade dos mais variados perfis de público.
Para demonstrar o projeto, foi construído um estande de vendas numa área de 10 mil m², com uma vila de casas em escala real, com o objetivo de proporcionar aos futuros moradores “a verdadeira experiência” de viver no novo bairro.
Os loteamentos urbanos, considerados bairros planejados, são muito recentes no Brasil, segundo Luiz Fernando. E boa parte surgiu com empresas especializadas nesse modelo de negócios.
A maioria dos condomínios, no entanto, foi implantada distante de centros urbanos, o que transforma o carro em um elemento estratégico, essencial para viabilização da moradia por conta da mobilidade. A opção do comprador por morar longe do trabalho para proporcionar à família um local seguro e com mais qualidade de vida começou a se tornar inviável por conta de trânsito, mas principalmente porque os filhos crescem e cada vez mais demandam as conveniências que somente um centro urbano desenvolvido e consolidado proporciona (restaurantes, cinemas, teatros, bares, museus, etc.).
Esta necessidade, na visão do diretor da NS Construtora, traz de volta os problemas e preocupações que os condomínios minimizam. Os empreendimentos residenciais, em sua maioria, são cópias de modelos reproduzidos há muitos anos, porém com áreas privativas cada vez menores e custos cada vez mais altos, onde a arquitetura de qualidade e acabamento de primeira linha passaram a significar “empreendimentos de alto padrão”, caros e restritivos aos compradores.
“O Vila Parque vem para quebrar este paradigma, mostrando que é possível desenvolver um produto com áreas generosas, planejadas, bem iluminadas e com acabamentos de primeira linha, além de preço extremamente atrativo”, diz Luiz Fernando, completando: “Aliado a tudo isso, a criação e implementação de um centro comercial e empresarial transformam-no em um empreendimento realmente planejado e que atende todas as demandas dos moradores.”
A proposta da NS Construtora com o empreendimento é promover desenvolvimento sustentável para a região de Alphaville, se tornando referência.