Quem treinar redação pode sair na frente no vestibular - Folha de Alphaville
10/08/2018
CIDADE
Quem treinar redação pode sair na frente no vestibular
Opinião é de especialista do Colégio Objetivo. Inscrições para a prova da USP começam dia 13
Gláucia Arboleya
A primeira fase do vestibular ocorrerá no dia 25 de novembro (Marcos Santos/Usp Imagens)

Os interessados em prestar o vestibular da Fuvest, um dos maiores do país, já podem acessar o Manual do Candidato [www.fuvest.br]. As inscrições vão do próximo dia 13 a 14 de setembro. A taxa  é de R$ 170 (veja mais informações abaixo).

A quase três meses da prova, a coordenadora pedagógica do Objetivo, Vera Antunes, dá dicas aos alunos de como se dar bem na prova. A orientação é se preocupar com a primeira fase, “a Fuvest vai fazer uma avaliação do que o aluno aprendeu no ensino médio. É preciso estudar tudo desde o inicio do ano até o fim. Não pode deixar dúvidas, tem que saná-las”, disse Vera. A coordenadora reforçou que as aulas aprendidas no dia devem ser repassadas em casa e os exercícios refeitos como forma de treinamento.

Na segunda fase, as provas são diferenciadas de acordo com cada carreira escolhida. A especialista ressalta a importância da leitura dos livros pedidos pelo vestibular e da redação. “A redação vale ¼ da segunda fase. É muita nota. A ideia é fazer duas redações por semana, mostrar para o professor corrigir e avançar”, explicou. O conhecimento do cotidiano também é essencial, além do raciocínio e de treinamento, como fazer simulados e provas anteriores da Fuvest, segundo ela.

O Colégio Objetivo Alphaville oferece simulados abertos ao público. É preciso acompanhar o site, no qual são informadas as datas. O estudante interessado em vivenciar a prova do Enem tem até o dia 18 para se inscrever gratuitamente. Basta acessar www.curso-objetivo.br.

O vestibular
As inscrições para o vestibular da Fuvest 2019 abrirão no próximo dia 13, a partir das 12h e serão encerradas no dia 14 de setembro, no mesmo horário. O cadastro deve ser feito pelo site www.fuvest.br. O manual do candidato foi publicado no dia 1º de agosto. Ele traz informações sobre data, número de vagas e matrícula de todos os cursos oferecidos na Universidade de São Paulo (USP).

A primeira fase do vestibular ocorrerá no dia 25 de novembro e a segunda será em 6 e 7 de janeiro; que a partir deste ano terá dois dias de provas, e não mais três, como era anteriormente. A taxa de inscrição custará R$ 170 e deverá ser paga por boleto bancário em bancos ou pela internet, até o dia 18 de setembro.