Região terá postos volantes no Dia D (12) de vacinação contra a gripe - Folha de Alphaville
11/05/2018
CIDADE
Região terá postos volantes no Dia D (12) de vacinação contra a gripe
Devem receber a dose, crianças, idosos, gestantes, professores, entre outros
Gláucia Arboleya
A dose protege contra três tipos da influenza (Tom Vieira Freitas/Folha de Alphaville)

No sábado (12) acontece o Dia D mobilização contra a gripe. Além das Unidades Básicasde Saúde (UBSs) das cidades, a vacina estará disponível também em postos volantes. Em Barueri, há previsão de vacinação no Alphashopping (Alameda Rio Negro, 1.033), das 10h às 16h e na UNIP Alphaville Avenida Yojiro Takaoka, 3500), das 8h às 16h.

Apesar da Prefeitura informar que tem vacinas suficientes no estoque para todas as pessoas do grupo de risco do município, no dia 2, não havia doses, por volta de meio-dia, na UBS da Vila Boa Vista. Procurada pela reportagem, a gestão disse que, a unidade está recebendo poucas vacinas porque a câmara de conservação do local passava por conserto.

“De qualquer forma, a unidade informou que a vacina deles acabou por volta de meio dia e às 14h já tinham sido repostas”. Em Santana de Parnaíba, terá campanha em 12 postos volantes como na Paróquia Santo Antonio (Aldeia daSerra), das 8h às 17h; Colégio Daisy Moraes Chaves Nicolas (Estr. Municipal Sítio do Muiinho, 421 - Germano), das 8h às 10h; Colégio Homes Villar (Estr. Polidóro, 175- Sítio do Rosário), das 14h às 17h, além de outros  locais. A lista completa pode ser acessada em www.santanadeparnaiba.sp.gov.br. Até o momento, segundo a administração, foram mais de três mil pessoas vacinadas. 

Público-alvo
Devem receber a dose, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, pessoas
com 60 anos ou mais, além de outros. A campanha de vacinação começou no dia 23 de abril e a dose protege contra três vírus da influenza: A (H1N1),
(H3N2) e a cepa tipo B.

Durante a semana, nas UBSs, no momento, estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades, professores e privados de liberdade. As etapas já passadas eram destinadas para crianças, idosos, grávidas, entre outros. Ainda não foi definida a data de finalização da campanha.