Radares de Santana de Parnaíba ainda não estão autuando motoristas - Folha de Alphaville
11/05/2018
CIDADE
Radares de Santana de Parnaíba ainda não estão autuando motoristas
Cerca de 40 equipamentos foram instalados no município
Gláucia Arboleya
A Praça da Paz recebeu o equipamento recentemente, próximo a Avenida Yojiro Takaoka (Tom Vieira Freitas/ Folha de Alphaville)

Os radares instalados recentemente em Santana de Parnaíba ainda não estão autuando motoristas infratores. Segundo a gestão, cerca de 40 equipamentos estão sendo instalados na cidade em fase de testes. Em Alphaville/Tamboré, vias como a Alameda Miró e a Praça da Paz receberam o sistema.

O objetivo, garantiu a administração, é reduzir os acidentes de trânsito. Na Alameda Miró, um caminhão perdeu o controle e atingiu o estacionamento de uma escola no mês passado.

A empresa responsável pela implantação está analisando a velocidade máxima para ser adotada e se o equipamento fiscalizará também avanço de sinal e faixa de pedestre, de acordo com a característica de cada via, fluxo de carros e de pessoas.

A gestão informou que o contrato “está em vias de homologação. A previsão é de que os equipamentos comecem efetivamente a funcionar após o prazo de 45 dias do início do trâmite”. Há ainda a estimativa de que os radares sejam integrados com o Detecta do Governo do Estado, ferramenta inteligente de monitoramento criminal. O sistema permite localizar veículos roubados que entram no município.

O convênio foi assinado pelo prefeito Elvis Cezar em novembro de 2017. A previsão inicial era de que no começo deste ano já estivesse funcionando. Em Barueri, o sistema opera desde setembro do ano passado. Acessam o Detecta todas as câmeras inteligentes (com tecnologia OCR) que integram o videomonitoramento da cidade. No total são mais de 300 câmeras.

A prefeitura disse que firmou parceria com o Governo Paulista para receber R$ 1.277.070,22 do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Este recurso vai subsidiar algumas intervenções que o município estudou em conjunto com o Detran, para tornar o trânsito mais seguro.

No estudo, além de duas campanhas de educação no trânsito e a implantação de um gradil nas proximidades do Parque Shopping, está contemplada a instalação de duas lombadas eletrônicas (Via Parque e Av. Alphaville) e de três radares de fiscalização de avanço de semáforo (Av. Exército Brasileiro x Av. Municipal – Silveira; Rua Almeida x Estr. dos Romeiros – Engenho Novo e Av. General de Divisão Pedro Rodrigues – Aldeia de Barueri).

“Com a liberação do recurso, a Prefeitura está para abrir licitação destas interven- ções e, só então, poderá projetar um prazo para conclusão”, informou por meio de nota.