Barueri disponibiliza imagens de 15 câmeras em Alphaville/Tamboré - Folha de Alphaville
11/05/2018
CIDADE
Barueri disponibiliza imagens de 15 câmeras em Alphaville/Tamboré
É possível acompanhar trânsito em tempo real, pela internet
Gláucia Arboleya
Central é monitorada pela Guarda Municipal (Tom Vieira Freitas/ Folha de Alphaville)

Na terça-feira (8), a Prefeitura de Barueri anunciou que passou a disponibilizar imagens de câmeras de monitoramento do município, utilizadas pela Guarda Municipal, para os cidadãos. Com o serviço, desenvolvido pela Coordenadoria de Inovação e Tecnologia (CIT), ligada à Secretaria de Finanças, é possível acompanhar a situação do trânsito, por exemplo, e da movimentação da cidade em tempo real.

Em Alphaville, são pelo menos sete locais que podem ser vistos ao vivo; no Tamboré, oito e no Centro há seis contemplados pela ferramenta. Ao todo, o município conta com 43 câmeras.

Para acessar as imagens, basta entrar no site http://servicos.barueri.sp.gov.br/cameras. No canal, um mapa mostra os locais com esse recurso, e seleciona a câmera desejada. O sistema é adaptado para acesso em smartphones e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

De acordo com o coordenador da CIT, Jonatas Randal, “o cidadão que não quer enfrentar congestionamentos pode acessar o site antes de sair de casa e evitar de ficar parado no trânsito. Consequentemente, esta informação vai influenciá-lo na busca por rotas alternativas”, afirmou.

Cidade inteligente
Segundo a gestão, o município está investindo constantemente em tecnologia e serviços que resultem na melhora da qualidade de vida de seus moradores. Em 2017, Barueri faturou o 1º lugar em Governança e também em Economia no prêmio Conected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems, feito com o objetivo de mapear as cidades mais inteligentes do Brasil.

“Havendo necessidade, mais locais podem ser incluídos nesse monitoramento. O projeto faz parte do Plano Diretor de Tecnologia da Prefeitura”, informou a administração. Em Santana de Parnaíba, a liberação das imagens aos munícipes, está em estudo preliminar, segundo a prefeitura.

A cidade tem 99 câmeras, em pleno funcionamento, monitoradas pela Guarda Municipal Comunitária. Há previsão de instalação do equipamento em mais 25 novos pontos, nas vias urbanas e ambientes públicos, como parques.

Detecta 
Barueri conta ainda com o sistema Detecta, desde setembro do ano passado, resultado de um convênio com o Governo do Estado. Por meio da ferramenta, é possível identificar pelas câmeras do município placas de carros roubados, diminuindo este tipo de crime. Neste ano, de janeiro a março, as polícias recuperaram 51 veículos na cidade, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública.