Prefeitura quer reduzir tarifa de água em 25% - Folha de Alphaville
13/04/2018
CIDADE
Prefeitura quer reduzir tarifa de água em 25%
Santana de Parnaíba aderiu programa da Sabesp
Gláucia Arboleya
Sabesp fará, inicialmente, vistorias em unidades escolares (Tom Vieria Freitas/ Folha de Alphaville)

A Prefeitura de Santana de Parnaíba aderiu, recentemente, ao Programa de Uso Racional de Água (PURA) daCompanhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Com a medida, a gestão deve ter uma economiade até 25% na tarifa de água. A expectativa é que o município terá uma  redução de mais de um milhão de reais nas despesas das repartições públicas,valores que serão revertidos em obras e ações que atendam às demandas da população.

De acordo com a Sabesp serão realizadas vistorias em todos os prédios de responsabilidade da Prefeitura para identificar quais precisam de adequações, “a começar pelas escolas, para dar continuidade nas tratativas”, informou por meio de nota. Segundo a administração municipal, a ideia é  proporcionar sustentabilidade e gestão financeira com relação ao uso consciente dos recursos naturais.

Entre as mudanças, que dependem da necessidade de cada equipamento municipal, estão a troca de encanamentos, consertos de vazamentos em  instalações internas e subterrâneas e mudanças de peças  de torneiras, por exemplo.“Com esse programa será realizado um planejamento visando o controle de despesas e utilização de metros cúbicos em todas as repartições públicas municipais. Funcionários passarão por treinamentos, realizados  ela companhia de saneamento básico paulista, sobre o uso racional”,disse a a gestão. 

Em relação à Barueri,   Companhia ressaltou que “participou de uma reunião com representantes da Prefeitura para apresentar os objetivos e requisitos do programa. As tratativas estão em andamento”.

O Programa
O PURA tem como objetivo combater o desperdício de água e conscientizar a população. As ações envolvem a realização de diagnósticos dos prédios públicos identificando quais correções e melhorias devem ser feitas na estrutura hidráulica dos edifícios para combater o desperdício e campanhas  ducativas para conscientizar funcionários, alunos  e demais usuários da importância de utilizar a água de forma racional.

Gastos Públicos
Outra ação que visa economizar e investir bem é o Programa de Controle e Gestão, criado pela Secretaria de Controle Interno de Santana de Parnaíba.  Segundo planejamento elaborado pelo departamento, o consumo de água por m³ total dos prédios municipais cairia de 269.895, em 2014 para 170.500 m³ neste ano.