Folia em Parnaíba terá blocos e marchinhas - Folha de Alphaville
09/02/2018
CIDADE
Folia em Parnaíba terá blocos e marchinhas
Tradicional Grito da Noite abre carnaval da cidade hoje (9)
Gláucia Arboleya
Tradicional Bloco Grito da Noite se apresenta hoje (9), às 23h (Divulgação/Grito da Noite)

Começa hoje (9), a programação do carnaval de Santana de Parnaíba (confira o calendário completo ao lado, sujeito a alterações), um dos mais tradicionais do país. Mas, o esquenta na cidade já acontece desde o dia 26 de janeiro com atividades pré- carnavalescas. A partir das 19h, os foliões poderão curtir o Festival de Marchinha, na Praça da Bandeira. Às 23h, é  a vez do esperado “Grito da Noite”, no Largo da Matriz.

No sábado (10), terá diversão para a garotada na “Matinê Infantil”, às 14h, no Cine Teatro (Rua Suzana Dias 300). O bloco “Samba Pras Moças” se apresenta às 20h. A concentração será no Espaço Cultural Mário de Andrade (Rua Suzana Dias 443). Domingo (11), às 20h, será o desfile do bloco “Vovô da Serra do Japi”, na Rua 15 de Novembro.

A Praça da Bandeira recebe, na segunda-feira (12), “Bateria Sufrutoverdeus” e “Bloco do Bertinho”, às 17h e às 19h, respectivamente. A folia acaba no dia 13 (terça-feira), às 20h, com o Grito da Noite e Convidados, no Centro de Memória e Integração Cultural (CEMIC) (Largo da Matriz, 49 - no Centro Histórico).

Segurança
De acordo com a Prefeitura, todas as operações que envolvem grande público, como o carnaval, têm o apoio das demais forças de segurança (Polícia Civil e Militar) que participam ativamente neste trabalho. “As atuações envolvem estratégias para inibir a ação de visitantes que venham a causar tumulto no evento”, informou por meio de nota. A reportagem solicitou detalhes da segurança durante os dias de carnaval, mas a administração não retornou até o fechamento da edição.