Barueri investe em rede de fibra ótica - Folha de Alphaville
02/02/2018
CIDADE
Barueri investe em rede de fibra ótica
Mais de 350 km de cabeamento foram instalados
Gláucia Arboleya
Cidade tem atualmente 350 km de cabeamento subterrâneo (Alisson Roberto/Secom Barueri)

A Prefeitura de Barueri está investindo em fibra ótica. Atualmente 350 km de cabeamento subterrâneo estão instalados na cidade. Essa rede, chamada Infovias, garante nível elevado de confiabilidade para a transmissão de sinais de dados, voz e vídeo.

Essa tecnologia permite interligar 193 prédios públicos, fornecer internet gratuita via wi-fi à população em mais de 20 pontos do município, ter acesso a câmeras de monitoramento, semáforos inteligentes, telefonia VOIP, disponibilização de sistemas integrados como o SISS (Sistema Inteligente a Serviço da Saúde)  - que conta com o prontuário eletrônico, por exemplo, sendo implantado em todos os equipamentos de saúde da cidade, entre outras possibilidades.

“A Infovias é a base para construirmos toda a cidade inteligente”, diz o coordenador da CIT, Jonatas Randal. “Trata-se de um projeto que pode ser definido como uma rede de comunicação de dados, baseada nos padrões da internet, implantada em municípios com o objetivo de prover informações e meios de  comunicação eletrônica para os cidadãos de forma universal, pois é um conjunto de serviços e funcionalidades”, explica.