Filme aborda julgamentos precipitados nas redes sociais  - Folha de Alphaville
13/04/2018
CADERNO A
Filme aborda julgamentos precipitados nas redes sociais 
Daniel de Oliveira vive professor de natação acusado de assediar aluno
Graziela Costa
Ator disse que não titubeou diante do convite da cineasta Carolina Jabor (Daniel Chiaco)

Eleito o melhor filme tanto no Festival do Rio (pelo públi­co) quanto na Mostra São Pau­lo (pelo júri), “Aos teus olhos”, de Carolina Jabor, estreou nes­ta quinta-feira (12).

O segundo longa da diretora de “Boa Sorte” (2014) é polêmico: discute a forma como as pessoas assimilam as informações em tempos de redes sociais, nos quais “verdades” são construídas a despeito dos fatos concretos. Na trama, o professor de natação Rubens (Daniel de Oliveira) tem a vida arruinada ao ser acusado de assédio pelo rigoroso pai (Marco Ricca) de um dos seus alunos e antes mesmo de sua culpa ser comprovada. “Meu personagem terá a vida devastada, depois de a acusação ser postada em uma rede social, pela mãe do garoto”, comenta Daniel.

Ele disse que não titubeou diante do convite de Carol para integrar o elenco e, ao compor o personagem, chegou a ler O Princípio de Ar­quimedes (2011), do espanhol Josep Maria Miró, que inspirou o filme. “É um presente para um ator”, diz. Ele encarna Rubens, um jovem apaixonado pela profissão e pelas crianças, que tem namorada e uma vida estável. “Mas diante das acusações que a mãe do aluno faz, ele vai ficando acuado e não sabe como reagir”.

Para Daniel, o filme discute a fragilização do humano em tempos modernos. “Me assusta ver esse ódio tão disseminado na internet, mas ele reflete um pouco do que está acontecendo no mundo inteiro. A gente só não pode deixar a peteca cair, tem que ter es­perança, ser bom nessa vida, ler o mundo de uma forma bonita, buscar a moderação, a paz”, finaliza.

Daniel deve dar as caras em outras duas produções cinematográficas ainda este ano. Em setembro, estreia “10 Segundos”, história do lutador Eder Jofre, e pouco depois, “Morto não fala”, onde vive um plantonista de um necrotério que possui um dom paranormal de se comu­nicar com os mortos. Antes disso, no dia 22 deste mês, fará a estreia como narrador, na segunda temporada da série Blue Planet, que será apresentada no Brasil pelo Discovery Channel.